PolÃcia faz buscas em sede do Detran por suspeita de falsificação de documentos
03/10/2019 15h24Fonte G1 PI
A Polícia Civil iniciou nesta quinta-feira (3) a Operação Clone, que investiga um esquema para falsificação de documentos de veículos no Piauí. Até o momento, cinco mandados de prisão foram cumpridos: três em Parnaíba, um em Bom Princípio e um em uma penitenciária do Piauí. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão na sede do Detran em Parnaíba e em escritórios de despachantes.De acordo com o delegado João Rodrigo Luna, da Delegacia de Parnaíba, os policiais investigam suspeitas de que diversos crimes de falsificação teriam sido cometidos por pessoas que trabalham como despachantes. A participação de funcionários do Detran está sendo investigada.
Segundo o delegado, há indícios de crimes variados: venda de carteiras de habilitação falsas, carros roubados que recebiam documentação para ter aparência de legalidade e serem posteriormente vendidos para outras pessoas, entre outras situações ainda a serem investigadas.
Imagem: TV Clube
Policiais civis fazem buscas durante Operação Clone, no Piauí.
Policiais civis fazem buscas durante Operação Clone, no Piauí.Os policiais fizeram buscas no Detran, em diversos escritórios de despachantes localizados ao redor do Detran e na casa de despachantes. Com os documentos apreendidos, a investigação vai apurar a participação de funcionários do Detran no esquema.
“Hoje demos o ponta-pé inicial, e vamos agora montar esse quebra-cabeças. A participação dos funcionários vai ser analisada através dessas provas. Uma coisa é certa: o despachante, sozinho, não consegue fazer um documento desse”, disse o delegado Rodrigo Luna.
Ao todo 18 mandados devem ser cumpridos, entre ordens de busca e de prisão. As buscas acontecem em endereços nas cidades de Parnaíba, Bom Princípio, Piracuruca e Teresina. Pelo menos trinta agentes participam da operação.
O Conselho Regional dos Despachantes Documentalista do Estado do Piauí divulgou nota em que afirma que nenhum dos alvos da operação é despachante profissional credencial pelo Conselho. Leia abaixo a íntegra nota do Conselho:
Presidente do Conselho Regional dos Despachantes Documentalista do Estado Piaui. Ventilou hoje nos meios de Comunicação do Estado que em Parnaíba houve prisões de Despachantes envolvidos com falsificações de documentos e outros. Quero ressalvar que os envolvidos nesse episódio não são Despachantes profissionais Credenciados e legalizados por este Conselho. Trata-se de atravessadores que ficam importunando e lesando pessoas menos informadas ou que apoiam gangues que vivem clonando e esquentando documentos.
De já agradecemos
FIRMO ARAUJO BARRADAS
Presidente.
Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












