Polícia do PI deflagra Operação Apocalipse para prender mais de 40 suspeitos de roubos de veículos

04/12/2019 14h29


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Polícia CivilPolícia recupera motocicletas durante a Operação Apocalipse.(Imagem:Divulgação/Polícia Civil)Polícia recupera motocicletas durante a Operação Apocalipse.

 A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quarta-feira (4) a Operação Apocalipse, com o objetivo de cumprir diversos mandados de prisão preventiva, temporária e de busca e apreensão. Os alvos são suspeitos de integrar duas organizações criminosas voltadas para o roubo, furto, receptação e adulteração de veículos em Teresina. A Polícia Civil já havia realizado, em 2018, operação para prender membros do mesmo grupo.

Trio preso por roubo de carros "mirava" em veículos com mulheres

Até as 13h desta quarta-feira, a polícia informou que 35 suspeitos foram presos. Desses, 12 já tinham sido presos ao longo da investigação, que teve início há cerca de um ano e meio. A operação está sendo realizada pela Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) e, ao todo, são 37 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão.

Dois grupos atuando juntos

O delegado titular da Polinter, Éverton Férrer, explicou que havia dois grupos atuando em separado e que, em alguns momentos, se juntavam para conseguir repassar os veículos roubados. Uma parte era "especializada" em roubos de carros e outro em roubos de motos.

“As pessoas que já tínhamos prendido, nós pegamos porque estavam fazendo muitos roubos, principalmente na Zona Leste de Teresina. Uma parte que roubava carros, normalmente atacava mulheres [por serem consideradas alvos mais vulneráveis] adulterava os veículos com a ajuda do outro grupo e vendia para o Maranhão ou mesmo Teresina. O outro grupo atuava mais com motos", disse o delegado.

Ele falou ainda que os integrantes também tinham funções específicas no esquema: "Havia dois grupos bem definidos e cada membro tinha uma função, tinha o que rouba, o que adultera, recepta, vende, faz o documento”, explicou.

Veículos serão devolvidos às vítimas

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, informou que a polícia devolverá os veículos às vítimas após a verificação de cada um.

"Vamos fazer o levantamento, porque essas adulterações eram muito bem feitas, já que a quadrilha era especializada. Assim que fizermos as constatações nos veículos adulterados e roubados, vamos disponibilizar no site da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil. Além disso, a Polinter estará disponível para receber as vítimas que tenham os dados dos veículos adulterados. Os policiais que já identificarem as vítimas, também entrarão em contato", explicou.

Ações no Piauí e no Maranhão

Segundo a SSP, os mandados estão sendo cumpridos por mais de 100 policiais, tanto da própria Polinter quanto de distritos da capital e região metropolitana, além de equipes da Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (Depre), Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), agentes da Secretaria de Justiça, além de delegacias de Esperantina, Água Branca e Pedreiras (MA).

Segundo a nota da SSP, o nome da operação, Apocalipse, que refere-se ao “fim dos tempos”, expressa a determinação da polícia de dar fim à criminalidade organizada.

A SPP informou ainda que haverá coletiva de imprensa sobre o caso às 11h desta quarta.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews