Polícia cumpre mandados de prisão contra advogados e empresários no Piauí

26/05/2021 15h01


Fonte G1 Globo

 A Polícia Civil do Estado do Piauí realizou na manhã dessa quarta-feira (26) a fase ostensiva da Operação Inventário, com objetivo de cumprir onze mandados de prisão, oito mandados busca e apreensão e bloqueio judicial de bens obtidos como proveito do crime. São alvos da operação advogados, empresários e servidores públicos suspeitos da prática crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

A investigação está sendo realizada pelos delegados Matheus Zanatta, Anchieta Nery e Yan Brayner, e se iniciou ainda no ano de 2020 quando a Polícia Civil foi notificada de uma possível fraude em um processo de inventário protocolado na comarca de Demerval Lobão.

Imagem: Rafaela Leal /G1 PIDelegado Matheus Zanatta da Gerência de Polícia Especializada(Imagem:Rafaela Leal /G1 PI)Delegado Matheus Zanatta da Gerência de Polícia Especializada

Segundo a Polícia Civil, usando documentos falsos e narrando fatos inexistentes, alguns advogados ingressaram com ação de inventário fraudulenta, na comarca de Demerval Lobão, para alcançar o patrimônio de um homem falecido no Paraná.

“Após o início da investigação a Polícia Civil identificou que o mesmo grupo estava envolvido em tentativas de fraude de execuções fiscais, homologação de acordos trabalhistas e outras ações judiciais, em outras comarcas, tudo com objetivo de violar o patrimônio de pessoas falecidas, levando o poder Judiciário ao erro”, informou a Polícia Civil.

A polícia acredita que as fraudes até então identificadas tenham rendido aproximadamente R$ 2 milhões à organização criminosa.

“Novos inquéritos serão instaurados para investigar possíveis novas fraudes praticadas com o mesmo modus operandi”, destacou a Polícia Civil.

Ação policial contou com apoio das polícias civis dos estados de São Paulo, Paraná e Paraíba e com suporte logístico do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews