Polícia Civil do Piauí desenvolve aplicativo que será usado nos Jogos Olímpicos

18/07/2016 13h10


Fonte Cidadeverde.com

Uma equipe de programadores piauienses está desenvolvendo um aplicativo para denúncias que será usado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016.O App de nome VIGIA será lançado nos próximos dias e contou com time formado pelo delegado Alessandro Barreto, o agente de polícia civil Mardem Lincow e os programadores Felipe Alfaville, Domingos Junior e Herderson Monte. O aplicativo está em fase final e contou com apoio da SESGE (Secretaria de Grande Eventos do Ministério da Justiça), que irá operar o sistema.

Imagem: Cidadeverde.comClique para ampliarPolícia Civil do Piauí desenvolve aplicativo que será usado nos Jogos Olímpicos.(Imagem:Cidadeverde.com)

O VIGIA conta com um simples, mas poderoso sistema de denúncias online em tempo real.

O usuário faz o download do aplicativo, realiza um cadastro e logo após ser autorizado pode fazer denúncias georreferenciadas, além de poder mandar fotos relacionadas à reclamação.

Do outro lado, ao mesmo tempo, existe um agente recebendo os relatos de possíveis denúncias e visualizando-as dentro de um sistema que utiliza mapas digitais e recebe a posição do denunciante, o que possibilita as autoridades a tomarem decisões rápidas e mais precisas.

A distribuição do app será em um primeiro momento para os profissionais que vão lidar com a segurança de maneira direta e indireta, e logos após será ampliada para todos os outros profissionais que estarão ligados aos Jogos Olímpicos.

Segundo os desenvolvedores, o aplicativo é muito prático e aproveita-se do fato de que hoje a grande maioria das pessoas possuem um smartphone com câmera e GPS embutidos, o que possibilita uma rápida interação entre as partes.

Os desenvolvedores destacam que o VIGIA é baseado no aplicativo o DEPRE-DH, que foi desenvolvido pela mesma equipe do Piauí há alguns meses. Esta ferramenta já teve 13 mil downloads e recebeu cerca de 4 mil denúncias referentes ao tráfico de entorpecentes e outros crimes no estado do Piauí.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crimes, sistema, aplicativo