Polícia Civil do Piauí cria delegacia para combater crimes contra serviços públicos e bens

29/05/2023 12h42


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/ g1 PiauíDelegacia Geral de Polícia Civil do Piauí, no Centro de Teresina.(Imagem:Andrê Nascimento/ g1 Piauí)Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí, no Centro de Teresina.

A Polícia Civil do Piauí criou uma delegacia especializada no combate a crimes que danifiquem ou atrapalhem de alguma maneira os serviços e bens públicos. Além de defender equipamentos do Estado, a delegacia também deve atuar em crimes cometidos contra concessionárias, permissionários ou empresas contratadas para prestar serviços públicos.

O delegado Paulo Gregório Furtado, responsável pelo 5º Distrito Policial, no bairro São João, será o titular da Delegacia de Defesa aos Bens e Serviços Públicos. A nova especializada funcionará na sede do 5º DP.

A área de atuação da Delegacia será a capital, mas também vai prestar auxílio para delegacias do interior do estado nas investigações, apoio logístico e operacional em investigações desse tipo.

A Delegacia de Defesa aos Bens e Serviços Públicos foi criada pela Portaria nº 31, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 23 de maio.

A delegacia deverá investigar:
  • Furtos de cabos, fios metálicos, baterias, transformadores e outros equipamentos de transmissão;
  • Crimes que danifiquem o serviço de água e esgotamento sanitário, de energia elétrica, de serviços telegráficos, telefônico, radiotelegráfico;
  • Crimes contra os sistemas de transporte público;
  • Estelionato e outras fraudes que atinjam a atividade fim dos serviços públicos concedidos;
  • Crimes de furto ou dano contra prédios públicos, especialmente escolas.


Tópicos: estado, crimes, delegacia