Polícia abre inquérito para apurar agressão entre delegado e advogados

04/08/2017 13h20


Fonte Cidadeverde.com

A Delegacia Geral de Polícia Civil do Piauí informou abriu inquérito para apurar se houve abuso por parte do delegado Anchieta Pontes e os advogados Leonardo e Renato Queiroz. A investigação ocorre após divulgação de um vídeo em que os citados trocam agressões.

As imagens foram divulgadas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secccional Piauí, Chico Lucas, no Facebook, na noite de ontem (03).

"A OAB-PI e os advogados não tolerarão condutas autoritárias e abusivas praticadas por agentes policiais",
disse Chico Lucas em trecho do post. O vídeo postado foi editado e não tem áudio, o que impossibilita identificar o contexto da situação.

No vídeo é possível ver que, em determinado momento, o delegado se altera, bate na mesa e põe a mão na arma. Em seguida, Anchieta Pontes e um dos advogados trocam agressões. Um policial militar que está na sala intervém.

Os envolvidos saem da sala e a confusão se estende do lado de fora quando, mais uma vez, eles se empurram e o delegado chega a sacar a arma de fogo. Pouco tempo depois, os advogados saem e o delegado se acalma.

O caso foi registrado na semana passada dentro da Central de Flagrantes de Teresina.

Polícia abre inquérito para apurar agressão entre delegado e advogados

O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí (Sindepol) informou que respeita a OAB e tem uma boa relação com os advogados. Contudo, não admite excessos e falta de respeito com os delegados, principalmente, dentro de uma unidade da secretaria de Segurança. Por meio de nota, o Sindicato acrescenta que o vídeo divulgado nas redes sociais foi editado e não mostra a parte em que o delegado foi insultado. O Sindepol vai entrar com uma representação contra os advogados no Conselho de Ética da OAB.

A Federação Nacional dos Delegados de Polícia Civil também se manifestou através de nota declarando integral apoio à defesa institucional da legalidade empreendida pelos Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí em defesa do delegado Anchieta Pontes.

Na nota da Delegacia Geral consta ainda que as imagens sem edição foram recolhidas e farão parte do inquérito e investigação sobre o caso.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook