'Poderia ter sido uma chacina', diz juiz sobre morte de adolescente no CEM
17/07/2015 12h22Fonte G1 PI
Imagem: G1 PI 'Poderia ter sido uma chacina', diz juiz sobre morte de adolescente no CEM.
'Poderia ter sido uma chacina', diz juiz sobre morte de adolescente no CEM.
 'Poderia ter sido uma chacina', diz juiz sobre morte de adolescente no CEM.
'Poderia ter sido uma chacina', diz juiz sobre morte de adolescente no CEM.O juiz Antonio Lopes da 2ª Vara da Infância e Juventude em Teresina comentou nesta sexta-feira (17) que o Centro Educacional Masculino (CEM) poderia ter sido palco de uma chacina. A declaração foi feita após a morte de um dos quatro adolescentes condenados pelo estupro coletivo em Castelo do Piauí.
Gleison Vieira da Silva, 17 anos, foi espancado até a morte na noite da quinta-feira (16) dentro de uma das celas do CEM, que ele dividia com os outros três coautores da barbárie contra quatro meninas que chocou o país. A direção do centro afirmou que o grupo é suspeito do assassinato.
Segundo o magistrado, os adolescentes vinham sendo ameaçados de morte pelos demais jovens da unidade.
“Eles [os internos] disseram que os agressores tiveram foi sorte, porque iriam matar os quatro. Poderia ter sido uma chacina. Há 14 anos vejo que o estado não tem cumprido o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente, que é manter separados menores com alto grau de agressividade, a exemplo de estupradores, e quando há riscos para a integridade física deles”, disse o juiz, que esteve no CEM na madrugada desta sexta, logo após o crime.
Em nota, a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc) e a diretoria do Centro Educacional Masculino disseram que, para garantir a segurança e integridade dos menores, a secretaria fez a internação deles em uma sala separada, para que que não ocorressem conflitos com outros internos.
Imagem: Ellyo Teixeira/G1 Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.
Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.
 Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.
Jovens condenados por crime em Castelo chegaram em carros separdos ao CEM.No último dia 9, os menores foram condenados a cumprir três anos de internação como medida socioeducativa pela violência contra as quatro jovens de Castelo do Piauí, que ocorreu em maio. Foram imputados a cada um deles os atos infracionais equivalentes aos seguintes crimes: prática de quatro estupros, três tentativas de homicídio e um homicídio
Os adolescentes estavam internados no Centro de Internação Provisória (Ceip), mas, após a sentença dada pelo juiz Leonardo Brasileiro, eles foram transferidos para o CEM, que também fica em Teresina, na quarta-feira (15).
"No Ceip, os adolescentes estavam separados. Como o CEM está superlotado, tivemos que colocá-los na mesma cela da ala E, que abriga internos que cometeram atos infracionais graves, como estupro, homicídio e latrocínio. Conversamos por cerca de 40 minutos no dia da internação, e eles concordaram em dividir o mesmo espaço porque todos temiam represálias dos demais internos", explicou o gerente do CEM, Herbert Neves.
As agressões
O juiz Antonio Lopes deu detalhes de como o assassinato aconteceu, com base no depoimento dos adolescentes. “Em tese, acredita-se que o Gleison estivesse dormindo quando as agressões iniciaram. Primeiro, eles deram o que chamaram de ‘voadora’, e quando a vítima caiu, foi dominada. E daí as agressões começaram com socos e pontapés. Eles chegaram a bater a cabeça dele contra uma estrutura de cimento”, disse.
Um policial militar que estava de plantão na noite de quinta-feira disse que no momento da confusão entre os adolescentes havia quatro educadores e sete PMs no CEM. “Quando ouvimos os gritos corremos para a cela e conseguimos retirar o rapaz com vida. Ele foi encaminhado para o Hospital de Urgência de Teresina, mas não resistiu”, contou.
Imagem:  Gilcilene Araújo/G1 Juiz e agentes da Delegacia do Menor Infrator visitaram as dependência do CEM.
Juiz e agentes da Delegacia do Menor Infrator visitaram as dependência do CEM.
 Juiz e agentes da Delegacia do Menor Infrator visitaram as dependência do CEM.
Juiz e agentes da Delegacia do Menor Infrator visitaram as dependência do CEM.O corpo do menor foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), e a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc) aguarda a família para providenciar o velório.
Os três adolescentes suspeitos do homicídio foram removidos do CEM e permanecem agora em salas separadas no Complexo de Defesa e Cidadania. Um inquérito será aberto pela Delegacia do Menor Infrator para apurar o crime.
Briga na prisão
Adão José de Sousa, 40 anos, acusado de ser o mentor do estupro coletivo foi ferido durante uma briga na quinta-feira (16) na Casa de Detenção Provisória de Altos, a 20 km de Teresina. Segundo informações da administração penitenciária, Adão teve algumas escoriações, mas nada grave.
"Ele se envolveu em uma briga no início da tarde, ficou ferido e foi levado para o Hospital em Teresina. Após atendimento, ele foi levado para o Instituto Médico Legal, onde passou por exames, mas já está de volta à penitenciária de Altos", informou a assessoria de imprensa da Casa de Detenção.
Entenda o caso
No dia 27 de maio, quatro adolescentes foram brutalmente agredidas, estupradas e depois jogadas do alto de um penhasco em Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina. Uma das jovens morreu após 10 dias internada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). As outras três também ficaram hospitalizadas e já receberam alta.
Os quatro adolescentes suspeitos de participação no crime foram apreendidos horas após a barbárie. Um quinto suspeito, Adão José de Sousa, 40 anos, foi preso dois dias depois.













 
                     
                     
                     
                     
                     
                     
                    