PM vai usar drones e monitorar redes sociais para impedir festas e aglomerações no Piauí

02/02/2022 11h39


Fonte G1 PI

Imagem: Andrê Nascimento/G1Viatura da Polícia Militar do Piauí.(Imagem:Andrê Nascimento/G1)Viatura da Polícia Militar do Piauí.

A Polícia Militar informou que vai usar recursos como drone e fiscalização de grupos de redes sociais para garantir o cumprimento do decreto estadual que proíbe festas no estado. O documento foi publicado nessa terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado e tem o objetivo de coibir aglomerações para conter o avanço da Covid-19. A ocupação de leitos de UTI já se aproxima de 100% no interior do estado.

A forma de fiscalização foi informada ao g1 pelo comandante da PM, o coronel Lindomar Castilho. Segundo ele, incialmente o efetivo não será aumentado, mas os policiais estão com orientações sobre a nova determinação do governador Wellington Dias (PT).

" Vamos usar drones para identificar locais de festas quando for em sítios, locais de difícil acesso. E monitorar grupos, rede sociais, onde pessoas publicam anúncios de festas, por exemplo. Pode haver ainda operações planejadas, com compra de folgas dos policiais, se for necessário", declarou.

Ele destacou, contudo, que as autuações administrativas são de competência da Vigilância Sanitária, mas a PM vai acompanhar as abordagens para garantir o cumprimento das fiscalizações.

As ações serão acompanhadas ainda, conforme previsto no decreto, pela Polícia Civil e pelas Guardas Civis Municipais, nas cidades. A Polícia Civil, por exemplo, atuará no apoio a barreiras sanitárias, quando houver.

Aumento de casos de Covid

No estado, apesar da subnotificação de casos causada por instabilidades no sistema do Ministério da Saúde, a alta de registros é percebida.

Aumentou a procura por testes de Covid, por pessoas com sintomas, além de ter aumentado o percentual de casos positivos entre os testados. Muitas farmácias ficaram sem testes para Covid em Teresina e o Procon flagrou preços abusivos de até R$ 350.

Além disso, tem aumentado diariamente a taxa de ocupação de leitos clínicos e de UTI destinados ao atendimento de pessoas com Covid.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, estado, covid