PM prende dois suspeitos de instalar "chupa-cabra" em caixa eletrônico em Paulistana

03/11/2022 09h14


Fonte ClubeNews

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarOs suspeitos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.(Imagem:Reprodução)Os suspeitos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Dois homens foram presos em flagrante suspeitos de instalarem um equipamento conhecido como “chupa-cabra” em caixas eletrônicos na cidade Paulistana. Esse aparelho é usado para furtar dados dos cartões de crédito. As prisões aconteceram na manhã desta quarta-feira (2).

Os equipamentos estavam instalados em uma agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida Marechal Deodoro, no Centro da cidade.

De acordo com o 20º Batalhão da Polícia Militar, os suspeitos foram autuados pelos crimes de furto qualificado e associação criminosa.

Ao suspeitarem da instalação do equipamento, os profissionais de segurança e vigilância privada da agência acionaram os policiais militares.

“Segundo os profissionais que relataram o fato ao Copom, o sistema de videomonitoramento da agência havia flagrado a presença de pessoas instalando ‘chupa-cabra’ nos caixas eletrônicos. Diante das informações, as equipes se deslocaram até a agência da Caixa Econômica Federal, onde prenderam dois nacionais cometendo a ação criminosa”,
informou a
PMPI ao Portal ClubeNews.

Durante a abordagem policial, os suspeitos apresentaram versões diferentes para evitar a prisão.

“Inicialmente, os dois infratores negaram; todavia, com a ajuda do videomonitoramento interno foi possível observar os mesmos instalando os equipamentos ilícitos nos terminais com o objetivo de lesar os clientes da referida instituição financeira”,
ressaltou a PMPI.

Os presos são naturais do estado do Ceará, um de Fortaleza e outro de Cratéus. Um terceiro suspeito de participar da ação não foi identificado; ele fugiu durante a abordagem abandonando um veículo (Gol, cor branca, placa de Crateus).

Além do veículo, a PM apreendeu o equipamento ‘chupa-cabra’, cartões de banco, dinheiro e celulares.

CHUPA-CABRA

Para instalar o equipamento conhecido como “chupa-cabra”, os criminosos sobrepõem por meio de fita adesiva dupla face um falso mecanismo de entrada do cartão magnético nos caixas eletrônicos. Com isso, é possível copiar a trilha do cartão.

A clonagem também aconteceu com a instalação de uma microcâmera próximo ao teclado que tem a capacidade de gravar a senha da vítima.

Com o mecanismo, os criminosos conseguem produzir vários cartões com as trilhas capturadas e utilizá-los com as senhas que foram gravadas para sacar dinheiro.

CUIDADOS
  • Observe anormalidades sutis, mas estranhas, no teclado ou no leitor de cartão da máquina.
  • Os sinais indicadores de chupa–cabras são: leitor de cartão volumoso, resposta estranha do teclado de PIN ao toque, anexos incomuns em outras partes da máquina.
  • Ao perceber que uma transação em um terminal eletrônico dá erro, desconfie.
  • Veja se o caixa não foi violado: coloque suas mãos nas laterais do terminal eletrônico e puxando para sua direção. Se algum mecanismo frontal estiver sobreposto, ele será, facilmente, retirado.
  • Se constatada a adulteração ou se o cartão ficar preso no terminal eletrônico, o cliente deve entrar em contato com urgência com o banco e acionar a polícia militar.
  • Observe a parte de cima do caixa eletrônico, se há a existência de microcâmeras. Elas geralmente possuem formato retangular apontado para o teclado.

Tópicos: suspeitos, caixa, teclado