PM é inocentado do crime de incitação de violência em Castelo após investigação

24/10/2015 09h12


Fonte Cidade Verde

O inquérito da Corregedoria da Polícia Militar do Piauí inocentou o soldado Antônio Elias Mota Júnior do crime de incitação de violência no município de Castelo (a 190 km de Teresina). Elias Júnior foi afastado de suas funções após denúncia de que teria contratado quatros menores para praticarem terror na cidade e realizarem o estupro coletivo em Castelo.

O comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, destacou que o inquérito foi criterioso, ouvindo todos os envolvidos, e não encontrou indícios de corrupção de menores e nem incitação a violência”. “De tudo que foi apurado no inquérito policial, e foi por um oficial bem criterioso, foi ouvida a população, os familiares, todos os envolvidos, e não teve nenhuma comprovação que ligasse o policial ao fato do crime de Castelo”, garantiu o comandante.

Imagem: Cidade VerdeComandante geral da PM, coronel Carlos Augusto Souza.(Imagem:Cidade Verde)Comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto Souza.

A investigação foi comandada pelo capitão Jean Charles Mendes Oliveira.

Prisão de Gleison


No dia do crime em Castelo, o policial que apreendeu o adolescente Gleison da Silva, 17 anos, foi Elias Júnior. A denúncia é que ele deteve o menor e ao invés de levar para a delegacia da cidade, encaminhou Gleison para a residência do PM. Gleison foi preso e morto dentro de uma cela do CEM (Centro de Educação Masculina) em Teresina.

O comandante Carlos Augusto disse que na investigação foi constatado que a delegacia estava tumultuada pelo crime dos estupros e o menor seria linchado pela população. Com isso, o policial levou para sua residência, o que foi considerado normal.

Sobre a presença de Elias Júnior em Castelo, já que ele é lotado em Campo Maior, foi provado que o comandante do quartel autorizou sua ida a cidade para ajudar nas buscas aos criminosos.

Imagem: Cidade VerdePolicial Elias Júnior.(Imagem:Cidade Verde)Policial Elias Júnior.

“Foi relatado no inquérito que o PM levou o adolescente preso para a sua residência para preservar a vida dele, já que a população estava muito revoltada em frente à delegacia”.Outra denúncia que pesava contra Elias Júnior é que seria proprietário da rádio Mutirão em Castelo. Elias comandava um programa na rádio comunitária que era o mais ouvido da região. No inquérito foi comprovado que ele não é dono da rádio e nem proprietário de uma empresa de segurança.

Mudança de oficiais


O coronel Carlos Augusto informou ao Cidadeverde.com que mudará todo efetivo da Polícia Militar de Castelo. Os PM que atuam na cidade serão transferidos para regiões mais próximas. O comandante disse que a medida é para evitar problemas após a grande repercussão do crime em Castelo.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews