PM do Piauí tem mudança no comando do litoral após aumento de 150% nos homicídios em Parnaíba

13/12/2021 11h34


Fonte G1 PI

A partir desta segunda-feira (13), o 2º Batalhão da Polícia Militar do Piauí em Parnaíba e a Companhia Independe de Turismo (Ciptur), de Luís Correia, terão novos comandantes. A mudança aconteceu após um aumento de 151% nos casos de homicídios em Parnaíba.

O tenente-coronel Erisvaldo Viana, que estava à frente das operações do Comando do Litoral Meio Norte (CLMN), assumiu em definitivo o comando do 2º BPM de Parnaíba. Ele substituirá o tenente-coronel Antônio Pacífico, que agora passa a auxiliar o Comando do Litoral Meio Norte.

Em Luís Correia, o major Wilton, que estava no subcomando do Batalhão Rone em Teresina, assumiu o comando da Ciptur, em Luís Correia, no lugar do major Danilo Palhano.

A cidade de Parnaíba tem sofrido com o aumento da violência decorrente de briga entre facções criminosas. Em 2019 a cidade registrou 21 homicídios, em 2020 foram 31 casos e em 2021 já são 78 mortes, ou seja, houve um aumento de 151% de 2020 para 2021.
Imagem: Tiago Mendes/TV Clube  Autoridades participam da solenidade da troca de comando da PM em Parnaíba.(Imagem: Tiago Mendes/TV Clube ) Autoridades participam da solenidade da troca de comando da PM em Parnaíba.

O novo comandante afirmou que vai reforçar o policiamento em Parnaíba. “Hoje mesmo está chegando em Parnaíba a Força Integrada de Segurança Pública, junto com o comando da coronel Júlia [Beatriz, coordenadora da Força Estadual Integrada de Segurança Publica, FEISP], que vai nos auxiliar no serviço de dia a dia em Parnaíba e em Ilha Grande. Vamos trabalhar no policiamento ostensivo, intensificando as rondas, e também o intensivo, para estar em todos os turnos para combater essas facções que estão tirando a tranquilidade do parnaibano”, afirmou.

Erisvaldo Viana afirmou que a cidade enfrenta vários desafios e que por isso vai atuar de forma integrada com vários órgãos.
Imagem: Divulgação/PM-PI  Tenente-coronel Erisvaldo Viana(Imagem:Divulgação/PM-PI ) Tenente-coronel Erisvaldo Viana

“Sabemos do desafio que é combater o índice de criminalidade de Parnaíba, mas podem ter certeza que daremos o nosso melhor para diminuir esses índices de violência, que beira uma guerra. É um serviço integrado não só com Secretaria de Segurança Pública, mas Polícia Civil, Judiciário e Ministério Público”, disse o comandante.

Erisvaldo Viana afirmou que uma das estratégias que vai adotar é a compra da folga de policiais militares para poder ter um aumento no efetivo. A cidade ainda vai receber mais duas viaturas.

“Na prática, vamos aumentar o efetivo de policiais nas ruas, não só com a presença da força estadual, mas também comprando a folga do policial militar. O comandante geral já nos assegurou que dará incremento nesses valores para inclusive dobrar esse efetivo. Vamos receber mais duas viaturas, os policiais e praças que fazem o 2º Batalhão estão preparados para essa guerra diária. Na prática, vamos mudar o combate a essas facções, para isso precisamos da força e confiança da sociedade que poderá nos ajudar através de informações”, finalizou.

Tópicos: comando, afirmou, aumento