Piloto de avião que caiu no Piauí com a família pede doações de sangue para cirurgia na coluna

13/06/2023 12h08


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/ InstagramEsposa do piloto postou foto dela e marido internados após queda de avião em Teresina, no Piauí.(Imagem:Reprodução/ Instagram)Esposa do piloto postou foto dela e marido internados após queda de avião em Teresina, no Piauí.

O advogado Arcedino Concesso, que pilotava o avião que caiu na segunda-feira (12), fez um apelo nas redes sociais por doações de sangue para ele e a esposa, a médica Juliana Plácido.

Os dois vão passar por uma cirurgia e precisarão usar bolsas de sangue. A cirurgia será realizada no Hospital São Marcos, no centro de Teresina, nesta terça-feira (13). As pessoas que quiserem ajudar podem se dirigir até o ambulatório do hospital e falar da intenção de doar sangue para o casal.

Doações de sangue, sem pacientes definidos, podem ser feitas no Hemopi, também no centro da capital.

"Deus nos deu uma nova vida", escreve piloto

O casal Juliana Plácido e Arcedino Concesso Filho, as filhas Giovana Plácido, de 16 anos, e N.C. Plácido, de 5 anos, e a mãe de Juliana, Maria Gracy, estavam no avião de pequeno porte que caiu em um campo de futebol na Vila Operária, Zona Norte de Teresina, nesta segunda-feira (12).

Arcedino tem 37 anos, é advogado especialista em planejamento patrimonial e também era o piloto da aeronave que sofreu o acidente. Ele é casado há 11 anos com a médica radiologista Juliana Plácido, de 36 anos.
Imagem: Reprodução/Instagram  Piloto e advogado Arcedino Concesso com a esposa.(Imagem:Reprodução/Instagram ) Piloto e advogado Arcedino Concesso com a esposa.

A família estava em Fortaleza (CE), cidade onde foi a lua de mel do casal. No domingo (11), Arcedino e Juliana publicaram, nas redes sociais, uma declaração de amor.

“Há 11 anos passamos a nossa lua de mel aqui em Fortaleza, na época, em outra realidade, com carro emprestado da minha cunhada e com cerca de R$ 1.200,00 que ganhamos da cerimônia da Gravata. Não tinha luxo, mas tinha muito amor! Retornamos agora com nossa família com conforto, mas não esquecemos nossa origem e tudo que já passamos para chegar até aqui”, afirmou o casal em uma publicação.

Nesta segunda-feira (12), horas antes do acidente, a filha mais velha do casal, publicou uma imagem, nas redes sociais, dentro do aeronave.

Após o acidente, Arcedino Concesso, ainda no hospital, agradeceu as mensagens de apoio que recebeu e afirmou que ele e sua família estão bem.

“Deus nos deu uma nova vida hoje. Vamos precisar passar por procedimentos cirúrgicos. As meninas (nick e gi) já receberam alta e não tiveram nada grave. Gratidão a todos que oraram, peço que continuem orando por nós”,
relatou o advogado.

Aeronave caiu minutos após decolar de aeroporto

O avião de pequeno porte caiu por volta das 12h no campo de futebol do Bariri, na Zona Norte de Teresina. A aeronave PT-RHJ vinha de Fortaleza (CE) com destino ao município de Araguaína (TO), e parou para abastecimento de combustível no aeroporto de Teresina. Contudo, o piloto não conseguiu seguir viagem. Ele teria tentado voltar para a pista, mas não foi possível. Os bombeiros informaram ao g1 que o avião tinha capacidade para apenas três pessoas, mas levava cinco.

Um dos áudios das conversas da torre de controle do aeroporto revelou que o piloto Arcedino Concesso avisou que o avião estava com a porta aberta e pediu autorização para retornar minutos antes de cair no campo de futebol (ouça acima). A torre de controle autorizou o retorno e disse pelo rádio que a "pista 2" estava livre para o pouso caso necessário.

Segundo os bombeiros, o avião bateu em um poste de alta tensão em frente ao Premen Norte, escola estadual. Parte do bairro ficou sem energia elétrica.

Em nota, a Equatorial Piauí informou que equipes identificaram cabos e chaves fusíveis danificadas no local onde ocorreu o acidente, o que causou a interrupção do fornecimento de energia na região. Confira a nota completa ao fim da reportagem.
Estado de saúde

Os sobreviventes foram encaminhados para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Eles chegaram estáveis e lúcidos. Conforme o boletim, Arcedino, Juliana e Maria Gracy vão passar por cirurgia. Já a criança de 5 anos não sofreu lesões e a adolescente de 16 anos foi liberada.
Segundo acidente aéreo em 24 horas

Essa foi a segunda queda de aeronave em Teresina nas últimas 24 horas. No domingo (11), um avião de pequeno porte caiu numa região de mata também na Zona Norte da capital. A aeronave saiu do Pará e tinha como destino Teresina. Estavam no avião o piloto Marcelo Ramos e o copiloto Jhony Francisco Alves dos Santos, de 38 anos. Eles foram resgatados sem ferimentos graves.

A última comunicação entre o piloto e uma torre de controle foi registrada pelo radioamador Vianey Moura.

A aeronave é de propriedade da TJ Agro, especializada em cultivo de soja localizada em Regeneração, no Piauí. A empresa é uma das maiores produtoras de grãos do país. O proprietário da empresa é Tiago Maximiano Junqueira, produtor da Fazenda Chapada Grande, em Regeneração.

Nota da Equatorial Piauí:

Sobre o acidente envolvendo um avião no bairro Vila Operária, zona norte de Teresina, a Equatorial Piauí informa que desde que foi comunicada sobre o acontecimento, às 13h15 desta segunda-feira (12), enviou equipes ao local que identificaram cabos e chaves fusíveis danificadas, causando a interrupção do fornecimento de energia para 111 clientes da área. Desde então, as equipes trabalham na recomposição do sistema.

Devido a complexidade dos danos causados, o tempo de finalização do atendimento é m
aior, com previsão de restabelecimento total do serviço até às 18h desta segunda-feira (12).

Tópicos: acidente, casal, aeronave