Piloto de avião ficou desorientado e tentou pouso forçado, diz polícia do PI

13/04/2015 08h46


Fonte G1 PI

Imagem: Polícia Civil / DivulgaçãoAvião monotor que caiu seguia para pista clandestina.(Imagem:Polícia Civil / Divulgação)Avião monotor que caiu seguia para pista clandestina.

O secretário de segurança do Piauí, Fábio Abreu, e o delegado Gustavo Jung revelaram ao G1 que o piloto morto na queda do avião monomotor nesse sábado (11) teria ficado desorientado e tentou realizar um pouso forçado na mata. Para a polícia, este seria o primeiro voo na pista clandestina localizada entre as cidades de Assunção do Piauí e São Miguel do Tapuio, Norte do estado.

"Acreditamos que ele não conhecia tão bem a região e os seis suspeitos presos após a queda da aeronave tinham a função de orientar o piloto sobre o local exato da aterrisagem. A iluminação da pista seria feita pelos carros apreendidos, mas o grupo se atrasou e o piloto ficou desorientado, pois caiu muito longe do local de pouso",
explicou Fábio Abreu.

Imagem: Polícia Civil / DivulgaçãoClique para ampliarPacote com 30 kg de cocaína foi encontrado nos destroços do avião.(Imagem:Polícia Civil / Divulgação)Pacote com 30 kg de cocaína foi encontrado nos destroços do avião.

Para o delegado Gustavo Jung, que também esteve no local do acidente, a posição em que o avião caiu mostra que o piloto ainda tentou um pouso forçado. "A aeronave não caiu de bico, mas com as asas abertas na tentativa de pouso e a explosão foi em decorrência da queda. Ele perdeu a altitude gradativamente e entrou mata a dentro", contou.

Fábio Abreu reafirmou que o avião monomotor Cessna 210 é provavelmente de uma organização criminosa de alto escalão do tráfico de drogas e que o dono da propriedade onde foi construída a pista clandestina já foi identificado. "A polícia o notificou e ele deverá prestar esclarecimentos esta semana. A queda da aeronave será apurada pelo Cenipa [Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos], enquanto a morte dos dois passageiros ficará a cargo da Polícia Civil do Piauí e o tráfico de drogas da Polícia Federal", disse.

Imagem: Polícia Civil / DivulgaçãoClique para ampliarAvião monotor que caiu seguia para pista clandestina.(Imagem: Polícia Civil / Divulgação)Avião monotor que caiu seguia para pista clandestina.

Tráfico de drogas

Diante do aparato tecnológico apreendido com a quadrilha, o secretário de segurança não descarta a possibilidade de ter mais droga. A polícia investiga se há outros pacotes de cocaína dentro da mata, queimada nos destroços do avião ou extraviada por populares que chegaram antes da polícia ao local do acidente.

"Era uma estrutura muito bem montada para apenas 30 kg de cocaína. Será feita uma perícia na aeronave para constatar mais droga, mas temos policiais no meio da mata procurando se outros pacotes foram jogados antes da queda. Também estamos orientado as pessoas da região, que tiverem encontrado algo semelhante nos avisem",
destacou.

Ainda segundo Fábio Abreu, pela forma de mala em que a droga foi embalada, ela poderia ser jogada sem a necessidade do avião pousar. A polícia também investiga se há outros integrantes na organização.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: polícia, avião, droga