Piauienses fazem campanhas de doação para vítimas de incêndios

15/10/2016 08h47


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/FacebookCampanha de doação para desabrigados pelo fogo movimentou a internet.(Imagem:Reprodução/Facebook)Campanha de doação para desabrigados pelo fogo movimentou a internet.

A série de incêndios que tem assolado o Piauí e Teresina atingiu casas, povoados e deixou famílias sem nada. A situação comoveu a população de tal forma que muitas pessoas estão organizando campanhas de arrecadação de roupas, móveis, alimentos, produtos de higiene e limpeza para doar para essas vítimas das queimadas.

A campanha iniciada pelo jornalista Vinicius Vainner, da TV Clube, que é autor da foto que impactou muitos piauienses, conta que a iniciativa tomou uma proporção que ele não imaginava. Segundo o repórter, pessoas de diferentes estados estão entrando em contato para doarem todo tipo de ajuda.

“Quando fui até o povoado Cajazeiras (zona rural de Teresina) imaginei que seria apenas mais um dia de trabalho. Mas ver o desespero daquelas pessoas por perderam tudo o que tinham levado uma vida para conseguir, me tocou muito. Quando postei a foto convocando os meus amigos a ajudarem, não imaginei que teria essa proporção. Recebi mensagem e ligações de pessoas de todo o país, pessoas que se sensibilizaram e que querem ajudar. Me senti muito feliz”, contou.

A foto postada pelo jornalista em uma rede social já alcançou 2.861 compartilhamentos e mais de 6,1 mil reações. A proposta da campanha consiste em arrecadar doações de qualquer tipo, menos em dinheiro. Segundo o idealizador da campanha, até serviços então sendo doados.

“O exército entrou em contato para ajudar, médicos ofereceram consultas e exames como doação, já que algumas pessoas inalaram muita fumaça. Eu estou realmente muito feliz, sinto que realizei meu real papel como jornalista. Quero agradecer e muito a todos que estão se mobilizando. Ver todas essa pessoas se solidarizando, apenas por que querem, sem receber nada em troca por isso, me faz acreditar que o mundo ainda tem jeito”,
disse.

Pontos de doação
A partir desta sexta-feira (14) a Paróquia Nossa Senhora de Fátima está recebendo doações. Os donativos podem ser entregues no endereço Praça D. Avelar, Bairro de Fátima.

No domingo (16), o ponto de arrecadação será na Avenida Presidente Kennedy em frente ao Finess Buffet (depois do Zoobotânico). Carros e caminhões ficarão parados esperando doações a partir das 8h até as 9h30.

A campanha não recebe doações em dinheiro! Pode ser doadas roupas (novas ou usadas), toalhas, lençóis, alimentos, móveis, produtos de limpeza.

Outras campanhas
A equipe de Rapel Alta Aventura decidiu também se mobilizar e ajudar as famílias desabrigadas pelo fogo. No domingo (23), a equipe promoverá um Rapel Solidário no Complexo Turístico Ponte Estaiada e todo o dinheiro arrecadado na ação será revestido em alimentos.

“Nós sempre fazemos rapel solidário, mas quando vimos toda a situação das famílias afetadas pelo fogo, nos organizamos. Somos um total de 32 membros, cada um já doou uma cesta básica e estamos preparando esse rapel onde todo o dinheiro seja doado”,
contou o instrutor de técnicas verticais, Manoel Neto.

O Rotary Club Teresina Jóquei também está realizando uma campanha em prol das vitimas das queimadas. Segundo o presidente da associação, Francisco de Sousa Neto, as doações podem ser deixadas na portaria da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), localizada Avenida Industrial Gil Martins, 1810, no bairro Redenção, Zona Sul de Teresina.

“Os atingidos têm necessidade de tudo. Estamos recebendo todo tipo de doação que possa servir para um lar: panelas, roupas, móveis, utensílios de cozinha, alimentos não perecíveis. As pessoas podem ir até a FIepi em qualquer hora e deixar com o vigilante, que ele já está a postos”, disse Neto.

O grupo "Eu Quero Ajudar" está recebendo donativos na rua Claudio Soares de Brito, 1695, no bairro Ininga. Neste sábado (15), a primeira remessa de doações será deixada na comunidade Lagoa do Aprazível, na zona rural de José de Freitas. O telefone de contato é o 98186-9484.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews