Piauienses estão entre as vítimas da tragédia no Litoral Norte de SP, dizem famílias

21/02/2023 09h23


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação/Defesa Civil de São SebastiãoSão Sebastião decreta calamidade pública devido às chuvas.(Imagem:Divulgação/Defesa Civil de São Sebastião)São Sebastião decreta calamidade pública devido às chuvas.

Famílias confirmaram que cinco piauienses estão entre as vítimas que morreram por conta das fortes chuvas no Litoral de São Paulo. Outros três estariam desaparecidos. Autoridades de São Paulo não confirmaram os nomes.

As prefeituras das cidades de São Pedro do Piauí e São Braz do Piauí, de onde as vítimas são naturais, se manifestaram sobre apoio as famílias. O governo do Piauí se comprometeu a ajudar com os translados dos corpos, identificação dos feridos e assistência as famílias.
Imagem: Capitão Guedes/Polícia Militar  Bombeiros realizam resgate na Barra do Sahy, em São Sebastião.(Imagem:Capitão Guedes/Polícia Militar ) Bombeiros realizam resgate na Barra do Sahy, em São Sebastião.

Em São Pedro do Piauí, Francisco José Gomes da Silva contou que perdeu três pessoas da mesma família, três estão desaparecidas e dois ficaram feridas. As vítimas estavam na mesma casa em Barra do Sahy quando o deslizamento de terra atingiu o imóvel.

"Moramos todos na mesma casa. Minha esposa e eu estamos passando as férias com a família no Piauí, mas com passagem comprada para o dia 23 de fevereiro. Agora com essa tragédia não sabemos quando vamos voltar",
contou Francisco José.

Segundo o piauiense, o casal Adriel de Sousa Costa e Maria dos Santos Gomes da Conceição, e o filho Adrian José da Conceição Costa, 11 anos, estão entre as vítimas. Já a filha do casal, Mariely da Cruz da Conceição Costa, 15 anos, e os sobrinhos Rafael Nunes de Oliveira, 25 anos, e Keyson Raniery Rios Silva continuam desaparecidos. Ficaram feridos: Ana Cristina da Conceição Silva (irmã de Maria) e o Alife Miguel da Conceição Costa (filho do casal), de 2 anos.
Imagem: Arquivo Pessoal  Ariosvaldo Paes Landim, 46 anos, e a sobrinha Beatriz Farias Macedo morreram na tragédia de São Paulo.(Imagem: Arquivo Pessoal ) Ariosvaldo Paes Landim, 46 anos, e a sobrinha Beatriz Farias Macedo morreram na tragédia de São Paulo.

Na cidade de São Braz do Piauí, o piauiense Pedro Pindaíba Farias contou que o primo Ariosvaldo Paes Landim, 46 anos, e a sobrinha Beatriz Farias Macedo, 26 anos, grávida de três meses, morreram soterrados. Três pessoas da família ficaram feridas.

"Eles estavam em casas diferentes. O Ariosvaldo estava com os irmãos, cunhados e sobrinhos saindo do local onde estavam, quando ele decidiu voltar para buscar algo e a barreira de terra desceu. Já a minha sobrinha estava com o esposo aguardando ajuda e a casa deles foi atingida pelo deslizamento de terra",
contou.

Governo promete ajuda

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), determinou às secretárias de Segurança, Saúde, Assistência Social e de Governo medidas para o traslado dos corpos para o estado e providências para dar assistência necessária às famílias.

O governo também ofereceu ajuda para identificar os feridos e dar a assistência as famílias. O Corpo de Bombeiros e o Gabinete Militar também foram acionados.

Tópicos: governo, feridos, ajuda