Piauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil; entenda mais sobre a profissão

12/04/2022 11h25


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubePiauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil; entenda mais sobre a profissão.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Piauiense se torna a primeira sommelier de mel no Brasil.

A piauiense Teresa Raquel transformou a paixão pelo mel em profissão e se tornou a primeira sommelier do alimento no Brasil. Filha de apicultor, ela agora é referência na testagem da qualidade do mel no país.

O pai de Teresa, Wenner Bastos, é apicultor desde 1983. Teresa sempre foi apaixonada pela apicultura, mas mesmo assim decidiu cruzar outros caminhos e se formou em Jornalismo. Ela chegou a atuar em empresas jornalísticas, mas a realização profissional veio quando passou a trabalhar com o mel.

Teresa realizou um curso na Itália sobre o desenvolvimento da percepção sensorial do mel. A partir de então, ela aprendeu a diferenciar o sabor e o aroma que cada florada imprime no produto final.

“O primeiro passo é brincar com esses sabores. Eu comecei fazendo um curso, entendendo como é que a gente identifica as notas do mel. Por exemplo, tem um mel que tem um cheiro de curral de vaca, é impressionante, você cheira e vai direto para o interior. É um mel de uma florada que tem na Europa. Aí você começa a ver que tem muita variedade”,
explicou a profissional.

Uma das diferenças apontadas pela sommelier do produto é quanto à tonalidade. O mel mais claro é mais fácil de ser degustado, de combinar com outros alimentos. Ele combina com queijo parmesão e o brier, por exemplo. Já o mais escuro combina em receitas salgadas como, por exemplo, em uma carne de porco glaciada.

A profissional destacou que o seu objetivo é valorizar ainda mais o mel piauiense através do seu trabalho.

“No exterior o pessoal usa como ingrediente de luxo, porque eles sabem qual o trabalho que tem por trás do mel. Eles sabem que existem floradas mais raras e outras não. É o terroir, do mesmo jeito que é no vinho. Eu quero valorizar o terroir piauiense a partir de agora",
comentou Teresa Raquel.


Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui