Piauiense é um dos mais jovens aprovados em concurso para diplomata

13/01/2024 11h42


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoPiauiense Luís Marcelo Gomes é um dos mais jovens aprovados em concurso para diplomata.(Imagem:Divulgação)Piauiense Luís Marcelo Gomes é um dos mais jovens aprovados em concurso para diplomata.

O piauiense Luís Marcelo Gomes Mendes Leite, de 22 anos, é um dos mais jovens aprovados para entrar no serviço diplomático brasileiro. Ele foi selecionado na terceira e última fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O certame é considerado um dos mais difíceis no país, com aproximadamente 9 mil candidatos para 50 vagas.

"Para mim, significa a realização de um sonho. É uma carreira muito bonita, que representa o país e seus interesses. É bom saber que eu vou poder contribuir de alguma forma para o Brasil", disse Luís Marcelo.

O governador Rafael Fonteles parabenizou o jovem pela conquista, por meio das redes sociais. "Uma das pessoas mais jovens a conseguir este feito. Que essa seja uma trajetória de muito sucesso, Luís!", disse Fonteles.

Luís Marcelo realizou o teste da primeira fase em agosto e o da segunda, em outubro de 2023. Ele vai tomar posse como terceiro secretário, primeiro degrau na carreira diplomática, e ingressar no curso de formação do Instituto Rio Branco, vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, que oferece programas de diplomacia, cooperação internacional e ação afirmativa. O jovem piauiense vai atuar no Itamaraty, sede do Ministério de Relações Exteriores, em Brasília.

Os diplomatas negociam os interesses do país em conferências internacionais e atendem os cidadãos brasileiros nos consulados, entre outras funções.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook