Piauí zera fila de espera por leitos clínicos e de UTIs Covid, diz Sesapi

05/05/2021 17h36


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarA Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na manhã desta quarta-feira (5), que o Piauí conseguiu zerar a fila de espera por leitos clínicos ou Unidades de Terapia Intensiv(Imagem:Reprodução)
 A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou, na manhã desta quarta-feira (5), que o Piauí conseguiu zerar a fila de espera por leitos clínicos ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o último levantamento, atualizado por volta das 8h30, a oferta de vagas em hospitais do estado é maior que a demanda de pacientes com Covid-19.

Apesar da redução das filas, a ocupação de leitos de UTI no estado ainda é superior a 90%. Dos 451 leitos de UTI disponíveis no estado, 411 estão ocupados. Em relação aos leitos clínicos, dos 1.141 disponíveis, 711 estão ocupados. A atualização dos números é feita diariamente.

Segundo a Central de Regulação da Sesapi, no dia 23 de fevereiro, a ocupação de leitos de UTI em hospitais públicos chegou a 100% em Teresina. No pico da doença, no mês de março, a taxa de ocupação dos leitos de UTI dos principais o interior do Piauí alcançou 79,2% e a fila de espera por um leito chegou a ter 238 pessoas, sendo que 164 esperavam por uma vaga em UTI e 74 por um leito clínico.

No último dia 27 de abril, o estado registrou redução de 87,39% em relação ao mês de março, com 30 pessoas na fila de espera. Para a coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é um reflexo das medidas restritivas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: estado, sesapi, leitos