Piauí vive "surto" de pacientes com traumas e mais de 100 aguardam cirurgia

15/12/2022 09h43


Fonte Cidadeverde.com

O Piauí vive um "surto" de pacientes com traumas decorrentes, principalmente, de acidentes de trânsito. Segundo Osvaldo Mendes, diretor-geral do Hospital Getúlio Vargas (HGV), mais de 100 pacientes estão à espera de cirurgia, fila que será reduzida com a estratégica adotada pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) de suspender  cirurgias eletivas ambulatoriais por 23 dias.

"Nesse momento estamos vivendo um surto de traumas no estado inteiro e a regulação acumulou uma quantidade muito grande de pacientes com fraturas, principalmente na ortopedia, mas também temos da vascular e outras áreas . Temos mais de 100 pacientes na fila de espera da regulação, que estão no interior pra vir para hospitais de média e alta complexidade, basicamente, para o HGV",
explica o diretor-geral do HGV, Osvaldo Mendes.

"Por conta desse momento, a Sesapi achou por bem a gente priorizar esses procedimentos e vamos dar uma pausa nos procedimentos eletivos até que a gente resolva esses pacientes que estão aguardando na regulação", reitera. 

Ele cita que cerca de 70 pacientes internados aguardam por cirurgias ortopédicas e faz um alerta relacionado ao período de fim de ano quando a demanda de acidentados geralmente é maior.

"Procurem ser moderados neste fim de ano para a gente não ter tantos problemas na nossa área de saúde que já está com o sistema abarrotado. Creio que com essas medidas que estamos tomando, dentro de uma semana a dez dias, a gente consiga realmente reduzir essa fila a um número aceitável para que possamos continuar com as cirurgias eletivas também. Talvez a gente nem precise estender tanto essa suspensão. Vamos trabalhar todos os dias priorizando esses pacientes que estão na fila de espera e que até a próxima semana consigamos reduzir bastante esses casos",
alerta Mendes.

Segundo ele, as cirurgias já marcadas não serão afetadas com a suspensão. "Não vamos é chamar mais agora, mas os que já estavam marcados não vamos deixar de fazer. Por exemplo, temos no sábado (17), um mutirão de catarata com pacientes que já estavam selecionados, com os exames e pré-operatório feitos. Serão cerca de 30 pacientes", esclarece o diretor-geral. 

No período de suspensão das cirurgias eletivas ambulatoriais, entre 19 de dezembro deste ano a 10 de janeiro do próximo ano, serão intensificados procedimentos com maior demanda, como por exemplo, nas áreas de ortopedia, vascular e urologia.


Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews