Piauí vai vacinar idosos, policiais e bombeiros; capital vacina imigrantes venezuelanos

03/04/2021 13h53


Fonte G1 PI

Imagem: MISTER SHADOW/ASIPiauí vai vacinar idosos, policiais e bombeiros; capital vacina imigrantes venezuelanos(Imagem:MISTER SHADOW/ASI)Piauí vai vacinar idosos, policiais e bombeiros; capital vacina imigrantes venezuelanos

A capital piauiense vai vacinar contra a Covid profissionais de saúde, das Forças Armadas, 134 venezuelanos em abrigos e idosos que já receberam a 1ª dose da vacina. A prefeitura ainda vai decidir em que locais e a partir de quando essa vacinação vai acontecer. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde fará a vacinação de profissionais das forças de segurança do estado.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, o médico Gilberto Albuquerque, a capital recebeu 13 mil doses das 129 mil que chegaram ao Piauí nessa sexta-feira (2), incluindo doses da Oxford/AstraZeneca/Fiocruz e Sinovacvac/Butantan. A cidade vai priorizar alguns grupos, determinados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde.

Um dos grupos que ainda receberá doses das vacinas será o de profissionais de saúde. Será destinado um total de 7% das doses recebidas para este público na capital.

Segundo o presidente, serão vacinados 100% dos imigrantes venezuelanos que se encontram mantidos em abrigos pela prefeitura de Teresina. Ao todo, são 134 refugiados da Venezuela vivendo em Teresina, segundo a Prefeitura da capital. Há ainda uma parte da população indígena que vive na capital que também receberá doses da vacina.

Além disso, integrantes do Exército Brasileiro também devem receber as doses. Ainda não foram informadas quantas pessoas ao todo.

“Ainda estamos reunidos decidindo se é melhor ir até os quartéis, até os locais de trabalho desses profissionais, ou montar pontos de drive-thru. Para cada grupo é melhor de uma forma e isso ainda está sendo estudado”, explicou o presidente da Fundação.
A maior parte das doses da capital será destinada à segunda dose de idosos que já foram vacinados com a primeira dose. Há ainda a previsão de vacinar idosos de 65 a 69 anos com comorbidades reconhecidas pela FMS. A lista de comorbidades será disponibilizada.

Forças de segurança


Outro grupo que deve receber a vacina é o de profissionais de forças de segurança. A Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Segurança Pública vão definir os detalhes da vacinação de policiais militares, policiais civis e bombeiros.

A Polícia Militar informou que deve começar a vacinação de policiais militares na próxima segunda-feira (5), mas ainda não deu detalhes de quantas pessoas e nem de forma acontecerá a vacinação.

A SSP informou que os policiais militares e bombeiros serão vacinados priorizando aqueles profissionais que estão em patrulhamento nas ruas e atuando em barreiras sanitárias.

Quanto aos policiais civis, serão vacinados inicialmente aqueles que estão atuando em delegacias da capital e do interior do estado.

A Guarda Civil Municipal da capital ainda não tem previsão para a vacinação.