Piauí vai vacinar 100% das pessoas com 60 a 64 anos, afirma secretário de Saúde

01/05/2021 17h19


Fonte cidadeverde.com

Imagem: ReproduçãoPiauí vai vacinar 100% das pessoas com 60 a 64 anos, afirma secretário de Saúde(Imagem:Reprodução)Piauí vai vacinar 100% das pessoas com 60 a 64 anos, afirma secretário de Saúde

O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirma que 100% dos idosos de 64 a 60 anos serão vacinados com a primeira dose no Piauí. Além disso, a Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde) já planeja a garantia da segunda dose desse público para completar o esquema vacinal. Em Teresina, neste domingo (02), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) retoma a vacinação com os idosos de 63 a 60 anos (veja calendário de Teresina abaixo).

A Sesapi informou que, na quinta-feira (29), a Comissão Intergestora Bipartite do estado do Piauí aprovou, seguindo a resolução CIB-PI N° 025/2021, o uso do estoque de vacina do estado para completar 100% da aplicação da 1° dose da vacina contra a Covid-19 na faixa etária de 60 a 64 anos.

O painel vacinômetro, da Sesapi, destaca que o estado possui estoque de 29.468 doses de vacina da AstraZeneca e, de acordo com a resolução aprovada em CIB, serão utilizadas 29.090 doses para fechar os 100% do grupo definido.

"Todo esse levantamento é baseado nos números populacionais do Plano Nacional de Imunização (PNI), no qual podemos observar que faltam 22,6% do total dessa população de 60 a 64 anos. Dessa forma, estamos garantindo a primeira dose para 100% deste grupo, mas já temos um planejamento para garantir também a segunda dose para essa população", afirma o secretário Florentino Neto.

Segunda Dose

Para garantir a segunda dose, a Sesapi explicou que realizou um planejamento em que foi verificado todos os levantamentos de segundas doses correspondentes a vacinas da AstraZeneca. “No período de três meses existe a previsão de arrecadamento, através dos lotes de vacinas que forem sendo recebidos, do quantitativo necessário para aplicar a segunda dose em 100% do grupo de 60 a 64 anos”, diz a pasta.

A Diretora de Vigilância em Saúde, Cristiane Moura Fé, acrescenta que existe a previsão de que até 15 de maio, o Piauí receba em uma remessa a quantidade de vacinas que permitirá arrecadar as 25 mil doses. Essas doses serão destinadas para suprir a segunda dose deste grupo, sobrando todo o mês de Junho para que se arrecade o restante das doses.

Com esse planejamento, de acordo com a Sesapi, “o estado não ficará sem reserva técnica para suprir qualquer necessidade extraordinária dos municípios no que diz respeito a vacinação contra a Covid-19”.

"Nunca o estado pode ficar sem uma reserva mínima, na 15° pauta de recebimento das vacinas contra a Covid-19, nós teremos cerca de sete mil doses para a reserva técnica do estado, sendo que, por outra decisão de CIB, nós precisamos encaminhar 1% da reserva para a vacinação de pessoas com deficiência, mas o importante é que o estado não ficará sem uma reserva", reforça Cristiane Moura Fé.

Interior

Florentino Neto também destaca que os trabalhos de envio das doses para o interior já serão realizados no final de semana. Dessa forma, os municípios poderão continuar a vacinação do grupo de 60 a 64 anos a partir da próxima semana. "Com a finalização desse grupo poderemos planejar a vacinação de 59 anos dos grupos prioritários e comorbidades", pontua o gestor.

Tópicos: vacinas, sesapi, doses