Piauí terá protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais

05/03/2023 17h52


Fonte G1 PI

Imagem: Magno BonfimPiauí terá protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais(Imagem:Magno Bonfim)Piauí terá protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofes e desastres naturais

O governador Rafael Fonteles (PT) determinou neste sábado (4), em reunião no Palácio de Karnak com a secretária de Defesa Civil do Piauí, Norma Nogueira, a criação de um protocolo de prevenção e resposta rápida a catástrofe e desastres naturais. A reunião foi acompanhada pelo secretário de Planejamento (Seplan), Washington Bonfim.

Rafael ressaltou a importância da Defesa Civil no amparo e prevenção em situações de catástrofes e situações emergenciais.

“A Defesa Civil tem um papel fundamental para nossa sociedade, amparando a população atingida por catástrofes e desastres naturais. A primeira missão que dei à Norma foi a criação de um verdadeiro protocolo integrado com os municípios, com os outros órgãos dos governos estadual e federal, com as instituições para fazer essa prevenção e dar essa resposta rápida para eventuais desastres e tragédias que aconteçam”, explicou Fonteles.

O governador apontou ainda a emergência da atuação em municípios que possuem área de risco. Fonteles definiu prioridade em 12 municípios.

“Há um estudo que aponta 102 áreas de risco no estado do Piauí. Um estudo feito pelo órgão federal a CPRM (Serviço Geológico do Brasil), que eu já pedi a secretária Norma que atue, principalmente, nos 12 de maior risco para podermos, imediatamente, ver o que pode ser feito em parceria com os munícipes para evitar que tragédias aconteçam”, explicou.

Outro ponto destacado é a necessidade de zerar o uso permanente de carros pipa, sendo utilizado apenas em momentos de emergência com as secas sazonais.

“Vamos ampliar em, pelo menos, 80% a cobertura de água e saneamento, em parceria com os municípios de forma consorciada e transparente. Com isso, poderemos praticamente zerar o uso permanente de carros-pipa, utilizando somente em casos de emergência”, destacou.

A secretária Norma Nogueira afirmou estar a postos para cumprir todas as metas estabelecidas no plano de governo de Rafael Fonteles. “Estou preparada e reafirmo o compromisso, com a equipe da Defesa Civil do Piauí, para cumprir as metas definidas pelo Governo do Estado”, declarou.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: risco, munic?pios, preven??o