Piauí tem redução no índice de transmissibilidade do coronavírus, indica pesquisa

23/07/2020 17h01


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoO Piauí registrou uma redução no índice de transmissibilidade do novo coronavírus(Imagem:Reprodução)
O Piauí registrou uma redução no índice de transmissibilidade do novo coronavírus no estado em 18 dias, de acordo o inquérito soroepidemiológico realizado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), em 30 de junho. Segundo a pesquisa, cada 100 infectados repassava o vírus para outras 87 pessoas e, em 18 de julho, o mesmo número de infectados era responsável pela transmissão para outros 74 indivíduos. Até o momento, o índice é o menor já registrado no Piauí.

A 9ª rodada de pesquisas com testes rápidos também mostrou que mais de 350 mil pessoas estão imunizadas e 219.466 são infectantes, ou seja, a população que já foi exposta ao novo coronavírus e o número de recuperados é maior do que os de novos infectados. Com aproximadamente 18% da população do estado já exposta ao vírus, junto às pessoas em isolamento social, há uma diminuição constante de piauienses suscetível a se infectar.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o uso de máscaras, o distanciamento social, higienização das mãos, o aumento da testagem e o Programa Busca Ativa são fatores fundamentais para essa diminuição e auxiliam no controle da pandemia no estado.

Segundo Wellington Dias, a queda na transmissibilidade do vírus é uma notícia positiva. “Já são 570 mil pessoas do Piauí que pegaram o vírus. Destas, uma grande parte, algo em torno de 350 mil, já não estão mais infectando outras pessoas, já ultrapassaram essa fase”, afirmou.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pessoas, estado, infectados