Piauà tem menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Norte-Nordeste
25/07/2023 08h20Fonte Governo do PiauÃ
O Piauí tem a menor taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) do Norte-Nordeste, com 25,0 por 100 mil habitantes. Já o estado mais violento do país em 2022 foi o Amapá, com taxa de MVI de 50,6 por 100 mil habitantes, mais do que o dobro da média nacional. Os dados são da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado na última quinta-feira (20).No Brasil, o estado do Piauí ocupa a 8ª posição com o menor índice de mortes violentas intencionais, ficando atrás de São Paulo, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná.
O gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado(SSP-PI), delegado João Marcelo Brasileiro, destaca que no ano de 2022, o Piauí apresentou uma redução na taxa de homicídios e que no primeiro semestre de 2023 bons resultados já estão sendo obtidos.
“O Piauí vive em torno de estados do Norte e Nordeste que têm uma configuração da violência muito parecida com a nossa. Então, garantir que o estado tenha a menor taxa de crimes letais dessas regiões é um ponto muito positivo, mostra o resultado de um trabalho desempenhado ao longo de um ano, com base em dados coletados e produzidos de forma fidedigna. Estamos avançando e os números provam que estamos desempenhando um trabalho de excelência”, pontua o gerente.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, estão sendo montadas ações estratégicas para redução dos índices de criminalidade em todo o Estado.
“A segurança pública no Estado passa por uma reestruturação com o aumento no número do efetivo de policiais militares e civis, fortalecimento de investimentos em inteligência, viaturas e equipamentos para as forças policiais. Os impactos do fortalecimento das instituições de segurança resultam na redução nas mortes violentas intencionais e nos crimes violentos patrimoniais”, completa Chico Lucas.
Imagem: Divulgação
Os dados são da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Os dados são da 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.Veja mais notícias sobre PiauÃ, clique em florianonews.com/piaui












