Piauí tem as mais altas taxas de reprovação de alunos do 1° ano da rede pública

28/12/2011 13h21


Fonte Portal O Dia

O Piauí é o estado do Brasil com os mais altos índices de reprovação de alunos de escolas públicas ao fim do 1° ano do Ensino Fundamental. Duas cidades do estado lideram o ranking: Lagoa do Piauí, com 48,4% de reprovação, e Aroeiras do Itaim, com 47,4%. Portanto, nesses municípios quase metade das crianças, que nessa época da escolaridade têm cerca de 6 anos, repetem de ano.

De acordo com a pesquisa, feita com base no Censo Escolas 2010, em 151 municípios do País, pelo menos 20% dos alunos do 1° ano da rede pública são reprovados. O número representa 2,7% do total de cidades brasileiras. Nenhum dos 151 municípios é capital de Estado. A Região Nordeste concentra a maioria desses municípios, 81 no total.

39 dessas 151 cidades estão no Piauí. Por isso, o estado possui também o maior número de municípios com altas taxas de reprovação.

O Sudeste é a segunda região com maior número de cidades no ranking, 40 municípios. Na região, o estado campeão é o Rio de Janeiro, com 31 cidades, incluindo Petrópolis (20,7%) e Paraty (24%). São Paulo tem apenas um município entre os 151: Aramina, com 26% de reprovação.

Cesar Callegari, membro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional (CNE), afirma que os altos índices de reprovação estão relacionados à taxa de frequência. "Mas as diretrizes nacionais afirmam que, mesmo em se tratando de baixa presença - por conta de secas e enchentes de rios, em lugares distantes, por exemplo -, o sistema de ensino tem a obrigação de criar maneiras especiais para que a criança tenha acesso à escola."

Mas ele também critica os sistemas que encaram a aprovação como promoção automática. "Essa tradução fácil que ainda ocorre no Brasil provocou um dos piores estragos que se tem notícia na história da nossa educação", afirma.