Piauí tem apenas 35% da população adulta com a imunização completa contra a covid

06/09/2021 14h43


Fonte cidadeverde.com

Imagem: Roberta AlinePiauí tem apenas 35% da população adulta com a imunização completa contra a covid(Imagem:Roberta Aline)Piauí tem apenas 35% da população adulta com a imunização completa contra a covid

O Piauí tem 35,41% da população adulta com o esquema de imunização completo, com a aplicação das duas doses dos imunizantes AztraZeneca, Coronavac e Pfizer ou a dose única da vacina Janssen. O percentual representa aproximadamente 832 mil pessoas, nos 224 municípios piauienses.

Os dados são do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), que também mostram que o estado tem uma cobertura médica de 82,18%, também considerando a população acima de 18 anos.

Os números do SI-PNI também apresentam o Piauí com uma cobertura mais de 60% de primeira dose em todas as faixas etárias acima de 25 anos.

“Esses números nos deixam muito animados e são reflexo de um trabalho conjunto do Governo do Piauí, Sesapi e municípios para acelerar a imunização do nosso povo. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância de finalizar o esquema vacinal. Nosso povo precisa ficar atento para não perder a data dessa segunda aplicação. Já os gestores municipais precisam monitorar suas coberturas buscar aqueles que ainda não foram completar sua vacinação.”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

A população vacinável levada em conta, pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, são todos os adultos acima de 18 anos e grupos prioritários (2.378.190). Já o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) considera, para contabilizar os dados, a população geral do estado, estipulada pelo IBGE em 3.281.480 milhões.

Segundo os dados do SI-PNI, o Piauí também conta com uma cobertura de segunda dose de mais de 90% em todas as faixas etárias acima de 60 anos. Isso significa que esta parcela da população já completou seu esquema vacinal contra a Covid-19. No estado 431.225 pessoas acima de 60 anos já estão com sua imunização completa, de acordo com os números do Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

O secretário Florentino Neto lembra a importância da vacinação para no combate à pandemia. “Precisamos manter um ritmo avançado na vacinação dos piauienses para continuarmos com índices baixos de adoecimentos graves e óbitos pela doença. Sabemos que a imunização é crucial para o combate da Covid-19 e a colaboração de todos é fundamental. Por isso, fiquem atentos ao calendário de seus municípios e procurem os postos de vacinação no dia estabelecido para seu grupo”, reforça gestor.

Segundo os dados do Vacinômetro, o Piauí já aplicou 1.885.991 vacinas em primeira dose, 769.253 segunda dose e 49.471 dose única, o que proporciona um esquema vacinal completo em 818.670 piauienses.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: dose, piauienses, imuniza??o