Piauí tem a menor taxa de faltosos no Enem 2017 no 1º dia de provas

06/11/2017 08h47


Fonte G1 PI

O estado do Piauí apresentou a menor taxa de abstenção no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesse primeiro domingo (5) de provas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto no Brasil o percentual de faltosos chegou a mais de 30%, no Piauí foi de 25,3%.

No ano passado, considerando os dois dias de provas que em 2016 aconteceram no mesmo fim de semana, o Piauí também teve a menor taxa, 22,1% do total. O instituto informou que este ano, dos 149.154 inscritos no Piauí, 37.736 faltaram. Em todo o Brasil, mais de 6,7 milhões se inscreveram e mais de 2 milhões faltaram. Depois do Piauí, a menor taxa foi de Pernambuco, com 25,9% de faltosos. A maior quantidade de abstenções foi registrada no Amazonas, 39,3% dos inscritos.

O Inep informou que a falta é um problema para aqueles candidatos que solicitaram isenção na taxa de inscrição este ano. No próximo, caso não apresentem a devida justificativa para a ausência, terão que pagar a taxa caso queiram realizar o exame.

Provas adiadas


Além das faltas, no Piauí o Inep teve que cancelar a aplicação das provas do primeiro dia de Enem numa faculdade particular, localizada na Zona Leste de Teresina. Segundo relato de candidatos, repetidas quedas de energia no bloco G atrasaram as provas.

O instituto não informou a data da nova realização do exame. A assessoria de imprensa da faculdade afirmou que pelo menos 700 candidatos deixaram de fazer as provas.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: candidatos, inep, exame