Piauí tem a menor taxa de desemprego do Nordeste diante da pandemia

13/02/2021 15h51


Fonte meionorte.com

Imagem: DivulgaçãoPiauí tem a menor taxa de desemprego do Nordeste diante da pandemia(Imagem:Divulgação)Piauí tem a menor taxa de desemprego do Nordeste diante da pandemia

O número de desempregados no Brasil atingiu 12,9 milhões em 2020, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Pnad Covid-19, versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua realizada com apoio do Ministério da Saúde para identificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho e para quantificar as pessoas com sintomas associados à síndrome gripal no Brasil.. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), registraram o aumento de 27,6% na taxa de desemprego durante os primeiros meses de pandemia do coronavírus.

O Piauí foi o Estado do Nordeste com a menor taxa de desemprego, ficando com 12,8% e ocupou a sétima posição com menor índice a nível nacional. A maior taxa foi observada no Maranhão (19,9%), enquanto a menor em Santa Catarina.

Santa Catarina também se destaca na taxa de informalidade entre as pessoas ocupadas. No Brasil, o índice ficou em 38,4% da população ocupada. O Estado teve a menor taxa neste quesito entre as unidades da federação, com 26,9%, seguido por Distrito Federal (28,6%) e São Paulo (29,1%). Os maiores percentuais foram registrados no Pará (60,9%), Maranhão (58,8%) e Amazonas (56,4%).

“O emprego é um dos fatores essenciais para a economia, é o termômetro do resultado das ações estratégicas. Ocupar as menores taxa de desemprego do país incentiva a trabalhar com afinco na missão de apoiar as empresas que estão no grande esforço de gerar resultados, alavancar os investimentos atração de novas empresas, para um Estado mais competitivo e de oportunidades”, destaca o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Henry Quaresma.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, taxa, desemprego