Piauí tem 80 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leitos de UTI

10/04/2021 16h54


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoPiauí tem 80 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leitos de UTI(Imagem:Reprodução)Piauí tem 80 pacientes com Covid-19 na fila de espera por leitos de UTI

O Piauí registrou, nessa sexta-feira (9), 80 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi). O número representa uma redução de quase 50% nos últimos sete dias.

Conforme o gráfico da Fila de Regulação dos Leitos, no dia 3 de abril eram 139 pacientes na fila de espera. No dia 9 de abril, esse número caiu para 80 pessoas. Em relação aos leitos clínicos, a fila era de 41 pacientes à espera de vaga e reduziu para 21 pacientes.

Para a coordenadora da Central de Regulação da Sesapi, Luciane Formiga, essa redução é um reflexo das medidas restritivas. Desde das 20h de quinta-feira (8) até as 24h de domingo (11) vão funcionar apenas os serviços considerados essenciais.

Ainda de acordo com o decreto publicado pelo Governo do Piauí no dia 4 de abril, o funcionamento dos mercados, supermercados e hipermercados deve ser encerrado às 20h. Está mantido o toque de recolher de 21h a 5h, até a madrugada do dia 12 de abril.

O Superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, destacou que mesmo com a redução das filas de UTI, a ocupação de leitos no estado ainda é superior a 90%, o que não permite uma flexibilização por enquanto.

"Com as medidas restritivas e a vacinação vamos conseguir reduzir os números que ainda são altos no Piauí", declarou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: pacientes, leitos, fila