Piauí tem 8 mortes e 58 casos confirmados de coronavírus, diz Sesapi

14/04/2020 07h30


Fonte Meio Norte

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarBoletim Coronavírus(Imagem:Reprodução)
O boletim epidemiológico divulgado na noite desta segunda-feira (13/04) pela Secretaria de Saúde do Piauí apontou o aumento de 51 para 58 no número de casos confirmados de coronavírus e 8 mortes no Estado.

Segundo a Sesapi, os sete novos casos são mulheres, sendo uma de Pimenteiras, de 44 anos; uma de Caracol de 83 anos e as demais de Teresina, com idades de 37, 27, 57 anos e duas com 29 anos.

O Estado possui 1.483 casos descartados. São 116 suspeitos internados (78 leitos clínicos e 38 em UTI) e 8 altas.

8ª morte no PI

O oitavo óbito é de um homem de 63 anos, natural de Piracuruca, que faleceu no final da manhã desta segunda-feira, no Hospital Getúlio Vargas.

O prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves Filho, disse que ele teria contraído o vírus em São Paulo, estado para onde tinha viajado recentemente. O idoso teria chegado em Piracuruca no dia 24 de março. Ele tinha problemas cardíacos e voltou ao Piauí com um quadro leve do que parecia ser gripe.

Antes de viajar, o paciente já havia sido internado por pelo menos nove dias. No Piauí, ele fez o exame para coronavírus e testou positivo na quinta-feira (9). Foi transferido para o HGV mas não resistiu e faleceu.

Mais leitos de UTI

O governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) voltaram a apelar para que a população fique em casa, sendo que as próximas semanas devem ser decisivas. Os líderes indicaram que o pico da Covid-19 no Piauí está estimado para o dia 15 de maio, e que a demanda por leitos em UTI vem crescendo cerca de 200% a cada dez dias, assim, a expectativa é que o Estado tenha que dotar o sistema de saúde com mais 90 leitos de terapia intensiva até o final deste mês.

PI recebe mais de 20 mil testes

Os testes devem chegar aos 224 municípios piauienses. O número ainda é baixo, mas o Governo espera receber mais 20 mil testes nos próximos dias. De acordo com líder estadual, dos 140 mil previstos apenas 18 mil já chegaram ao Estado.

Durante uma transmissão ao vivo, W.Dias sintetizou que ainda comprou mais 12 mil testes PRT/PCR, que são mais eficazes no diagnóstico e relatou o desafio que a doença impõe por conta do número de dias em média de internação na terapia intensiva.

“Pelo amor de Deus fiquem em casa”

Preocupados com a expansão do novo coronavírus no Piauí, em transmissão ao vivo realizada nesta segunda-feira, 13 de abril, o governador Wellington Dias (PT) e o prefeito Firmino Filho (PSDB) voltaram a apelar para que a população fique em casa, sendo que as próximas semanas devem ser decisivas para o pico de contágio no Estado. Os líderes voltaram a indicar que esta é a única forma de parar a pandemia, ressaltando que quanto mais o isolamento for frouxo, mais tempo de quarentena será necessário.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13) o mais recente balanço sobre a Covid-19. Os principais dados são:

1.328 mortes, eram 1.223 no domingo, um aumento de 9%

23.430 casos confirmados, eram 22.169 no domingo, um aumento de 6%

São Paulo tem 608 mortes e 8.895 casos confirmados


Tópicos: casos, prefeito, estado, covid