Piauí tem 475 mil famílias que não podem ter energia cortada, com decisão da Aneel

29/03/2021 14h17


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoAneel proíbe corte de energia até 30 de junho para famílias a de baixa renda.(Imagem:Divulgação)Aneel proíbe corte de energia até 30 de junho para famílias a de baixa renda.

A Equatorial Piauí informou que 475 mil clientes piauienses devem ser beneficiados com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que proibiu os cortes de energia de famílias de baixa renda por inadimplência. A medida é válida até o dia 30 de junho.

Aneel tomou a decisão na sexta-feira (26), com o objetivo de reduzir os impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus sobre as famílias mais pobres. A mesma decisão foi adotada pela agência no ano passado.

A Equatorial Piauí informou que na categoria "Residencial Baixa Renda", são 475 mil clientes que possuem residências no estado que se enquadram. Destacou ainda que tem se esforçado para garantir o cadastramento de quem se encaixa na tarifa social.

“Dentre os esforços realizados pela empresa, destacam-se a possibilidade do cadastramento pelo WhatsApp de novos clientes nessa classe, além de realização de campanhas junto aos municípios e desenvolvimento de ferramentas que integram informações e facilitam o cadastramento, com o intuito de garantir que as famílias que fazem jus à tarifa social possam usufruir do benefício”, informou a Equatorial.

A empresa pediu que os clientes que possuem condições de pagar, que façam isso, para evitar acúmulo de débito. A Equatorial destacou que a decisão da Aneel será cumprida.

“O grupo reitera que cumprirá as medidas recomendadas frente ao cenário de dificuldades econômicas e financeiras dessa parcela da população em razão da pandemia. Somente no ano passado, a Equatorial Piauí aumentou em 20% o número de clientes aptos para receber o benefício da tarifa social”, disse a Equatorial.

Negociação

Para quem não se enquadra na categoria de baixa renda, a Equatorial explicou que quem estiver com débito, as faturas podem ser negociadas. Os clientes podem fazer o parcelamento das contas pendentes em até 12 vezes no cartão de crédito no site www.equatorialenergia.com.br. Após acessar o site, é só acessar o menu “Solicitação de Serviço”, informar o código da conta de energia e o CPF do titular e selecionar a opção parcelamento.

“Neste momento tão crítico para o mundo, não podemos prejudicar a continuidade da prestação de um serviço essencial para a população, que gera milhares de empregos e arrecada tributos para o Governo Federal, para os Estados e os municípios, instituições que, neste momento, estão mobilizadas no combate ao coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona também como meio de arrecadação para instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar seu trabalho social”, explicou a empresa.

Tarifa Social

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) concede descontos para os consumidores enquadrados na categoria Residencial Baixa Renda, que de acordo com o consumo de energia, concede até 65% de desconto na tarifa de energia às famílias de baixa renda.

Para ter acesso o consumidor ou algum membro da família precisa apresentar alguns dos seguintes requisitos:
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Social (cadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
  • Receber o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC);
  • Estar inscrito no Cadastro Único com renda mensal de até três salários mínimos que tenha residente portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica;
  • Clientes residenciais localizados em áreas indígenas ou quilombolas inscritas no cadÚnico.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: clientes, tarifa, equatorial