Piauí tem 34% dos leitos de UTIs para a Covid-19 ocupados, diz secretaria de saúde

04/05/2020 14h35


Fonte G1 PI

Imagem: Divulgação /SesapiLeitos instalados no Piauí(Imagem:Divulgação /Sesapi)Leitos instalados no Piauí

Dos leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes da Covid-19 no Piauí, pouco mais de 34% (34,4%) deles estão ocupados, segundo o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde atualizado no último domingo (3).

Até o momento, o estado possui 28 mortes e 784 casos confirmados do novo coronavírus.

Segundo o painel, o Piauí ainda possui 122 leitos de UTIs disponíveis, o que representa 65,6% do total. Em relação aos leitos clínicos, 17,1% estão ocupados. Já os leitos de estabilização, 17,6% deles estão com pacientes da Covid-19.

Já os dados do último boletim epidemiológico divulgado no sábado (2) mostram que a maioria dos leitos de UTIs ocupados são em Teresina, com 56. Já no interior, apenas oito leitos estão com pacientes infectados pelo vírus. A diferença também acontece nos leitos clínicos, em que a capital possui 108 ocupados e 350 livres e o interior com 35 sendo utilizados e 251 disponíveis.

Ao todo, o Piauí possui 744 leitos clínicos, sendo 458 deles em Teresina e 286 no restante do estado. Além disso, são 188 leitos de UTIs, sendo 143 na capital e 45 no interior.

Colapso no sistema de saúde
Segundo a pesquisa realizada pelo Governo do Piauí, em conjunto com o Instituto Amostragem, para mapear o vírus no território, o colapso no sistema de saúde do estado está previsto para 27 de maio a 3 de junho. São estimadas 194.962 pessoas infectadas, destas pelo menos 5.849 pessoas precisarão ser internadas, sendo 918 leitos disponíveis.

Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: estado, pacientes, decretos