Piauí tem 26 municípios com mais eleitores do que habitantes, diz levantamento

31/08/2020 18h24


Fonte g1

Imagem: DivulgaçãoPiauí tem 26 municípios com mais eleitores do que habitantes, diz levantamento(Imagem:Divulgação)
Das 224 cidades piauienses, 26 têm mais eleitores do que habitantes, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM). De acordo com o presidente da confederação, Glademir Aroldi, e do professor Cléber de Deus, pós-doutor em ciência politica, essa distorção pode atrapalhar no direcionamento das ações e decisões administrativas nessas cidades.

O cientista político diz que os votos desses eleitores sinalizam de forma equivocada para gestão quais os problemas que ela de fato deveria encarar e implementar como política pública. "Essa distorção precisa ser corrigida no sistema político brasileiro”, pontuou.

O levantamento foi feito com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PI, Emmanuel Fonseca, explicou que o IBGE adota um conceito de domicílio diferente do Tribunal Regional Eleitoral.

Cléber de Deus diz que a distorção pode ser até maior. "Dentro do número de habitantes há também aqueles que ainda não tem idade para votar e aqueles que têm voto facultativo", explicou.