Piauí tem 1ª unidade pública para tratamento de AVC com foco em reduzir índice de mortes

12/06/2023 12h15


Fonte G1 PI

Imagem: SesapiPrimeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Piauí.(Imagem:Sesapi)Primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Piauí.

O Governo do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (12) a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ao todo, são 10 leitos e uma equipe especializada estarão à disposição das vítimas do AVC.
 
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a equipe contará com sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
 
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destacou que a unidade terá funcionamento 24 horas.
 
“Contaremos com 10 leitos, com equipamentos especializados, equipe treinada para o atendimento imediato do AVC. No local, estarão disponibilizados a área de apoio, laboratórios, radiologia tomografia, com funcionamento 24h”, apontou Nirvania.
 
Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o objetivo é reduzir os índices de mortalidade do AVC. Em 2013, o estado foi o 3º do país em mortes pelo problema.
 
“Essa unidade é voltada para os cuidados com o AVC tipo 3, que é a mais complexa. Ela trará um atendimento mais eficaz e com toda a tecnologia necessária, para que o paciente seja atendido o mais rápido possível, diminuindo as sequelas e a mortalidade”, explicou o profissional.
 

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: mais, unidade, equipe