Piauà tem 1ª unidade pública para tratamento de AVC com foco em reduzir Ãndice de mortes
12/06/2023 12h15Fonte G1 PI
Imagem: Sesapi
Primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Piauí.
Primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Piauí.O Governo do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (12) a primeira unidade pública para tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Hospital Getúlio Vargas (HGV). Ao todo, são 10 leitos e uma equipe especializada estarão à disposição das vítimas do AVC.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a equipe contará com sete neurologistas, sete clínicos gerais, médicos endovasculares, enfermeiras, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.
A diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, destacou que a unidade terá funcionamento 24 horas.
“Contaremos com 10 leitos, com equipamentos especializados, equipe treinada para o atendimento imediato do AVC. No local, estarão disponibilizados a área de apoio, laboratórios, radiologia tomografia, com funcionamento 24h”, apontou Nirvania.
Segundo o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, o objetivo é reduzir os índices de mortalidade do AVC. Em 2013, o estado foi o 3º do país em mortes pelo problema.
“Essa unidade é voltada para os cuidados com o AVC tipo 3, que é a mais complexa. Ela trará um atendimento mais eficaz e com toda a tecnologia necessária, para que o paciente seja atendido o mais rápido possível, diminuindo as sequelas e a mortalidade”, explicou o profissional.
Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook












