Piauí segue com o tempo nublado e previsão de chuvas até domingo (3)

02/10/2021 08h51


Fonte G1 PI

Imagem: TV ClubeFinal de semana será de chuvas em todo o Piauí(Imagem:TV Clube)Final de semana será de chuvas em todo o Piauí

Apesar do Piauí viver o período mais quente do ano, conhecido como o B-R-O-bró (em referência à última sílaba dos meses em que acontece), a previsão do tempo para todo o estado neste fim de semana é de chuvas.

Nesta sexta-feira (1°), em todas as regiões do estado existe a possibilidade de ocorrências de chuvas fracas e isoladas. Em Teresina, há risco ainda de trovoadas com temperatura máxima de 35°C e ventos fracos.

Na manhã desta sexta, uma forte chuva causou acidentes, lentidão no trânsito e deixou carros boiando na capital. No cruzamento das ruas Eurípedes de Aguiar e Sete de Setembro no bairro Macaúba, no Centro de Teresina, por exemplo, um carro e uma moto ficaram submersos na água. Uma situação parecida com o que aconteceu na quarta-feira (29), no mesmo ponto.

No sábado (2), nas regiões Norte e Centro-Norte, incluindo a capital, o tempo será parcialmente nublado, com chuvas e possíveis trovoadas, com temperaturas mínimas de 23°C e máximas de 39°C. Nas regiões Sudeste, Sudoeste e no litoral do Piauí poderão ter chuvas rápidas.

No domingo (3), em todo o Piauí há possibilidade de chuvas isoladas, com temperatura mínima de 22°C e máxima de 39°C.

Setembro mais chuvoso em oito anos

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Teresina teve o mês de setembro mais chuvoso dos últimos 8 anos. Em 2021, foram registrados 27,8 mm de precipitação, valor 113,8% acima da média para o mês.

As chuvas causaram estragos e quedas no fornecimento de energia elétrica durante todo o mês na capital. Em 15 de setembro, até mesmo uma estátua, do poeta Carlos Drummond de Andrade foi derrubada pela força do vento.

A média esperada para o mês de setembro em Teresina era de 13 mm de chuvas acumuladas. Em 2020, foi registrado um dos setembros mais secos, com apenas 0,8 mm de chuvas.

Já agosto foi o mês mais quente dos últimos cinco anos em Teresina. De acordo com o Inmet, a capital registrou 0 mm de precipitação em agosto, quando o previsto era de pelo menos 12,1 mm (índice já considerado baixo para a climatologia).

Tópicos: chuvas, piau?, regi?es