Piauí registrou apenas 97 empregos com carteira assinada no 1º semestre

05/08/2015 09h00


Fonte G1 PI

Os efeitos da crise econômica que afeta o país estão refletindo diretamente na geração de empregos no Piauí. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho, o primeiro semestre de 2015 registrou apenas 97 novos empregos com carteira assinada no estado.

Os números mostram que nos primeiros seis meses do ano foram registrados 62.392 novos empregos em todo o território piauiense. Apesar dos empregos gerados, o problema é que no mesmo período outras 62.295 pessoas ficaram desempregadas, gerando o saldo positivo de apenas 97 novos postos de trabalho.

De acordo com a pesquisa, a grande vilã dos desempregos no Piauí foi a construção civil. O segmento registrou quase 4.500 demissões no primeiro semestre. Para analistas, fatores como a grande oferta de novos imóveis nas grandes cidades, o endividamento das empreiteiras, obras paralisadas e até mesmo os escândalos de corrupção descobertos pela operação Lava Jato contribuíram para as demissões.

O comércio também teve saldo negativo, com a redução de 158 empregos. As exceções à queda no número de carteiras assinadas foram os setores de serviços e a indústria de utilidade pública, ligada ao fornecimento de energia elétrica, água e saneamento.

De acordo com a Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro), mesmo com as demissões, o Piauí ainda possui o melhor desempenho entre os estados da região Nordeste.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: empregos, piauí, caged