Piauí registrou 2.298 colisões em postes no ano de 2021, diz Equatorial

08/03/2022 14h53


Fonte cidadeverde.com

Imagem: ReproduçãoPiauí registrou 2.298 colisões em postes no ano de 2021, diz Equatorial(Imagem:Reprodução)Piauí registrou 2.298 colisões em postes no ano de 2021, diz Equatorial

A Equatorial Piauí informou nesta terça-feira (8) que o estado registrou 2.298 acidentes envolvendo colisão de veículos em postes de energia somente no ano de 2021.

A cidade de Teresina é a que registrou a maior quantidade de ocorrências. Foram 396 acidentes de veículos que colidiram em postes de energia que são de responsabilidade da Equatorial Piauí.

Outros municípios que registraram ocorrências foram: Picos (93), Uruçuí (69), Tanque do Piauí (66), Parnaíba (60), Luís Correia (48), Manoel Emídio (48) e Campo Maior (47).

Já neste ano de 2022, considerando apenas janeiro e a primeira quinzena de fevereiro foram 217 casos. Na capital já foram 34 registros, cerca de 16% do total de casos, seguida do município de Luís Correia, com 15 ocorrências já registradas.

“Além do prejuízo financeiro, há riscos de interrupção no fornecimento de energia, incluindo em áreas com atividades essenciais, e existe o risco à vida. Nesse início de ano, já tivemos mais de 60 mil clientes que tiveram o fornecimento de energia prejudicado em decorrência de acidentes envolvendo postes. Precisamos de uma maior conscientização dos motoristas”, afirmou o executivo de Estudos Operacionais da Equatorial Piauí, Abraão Galeno.

Uso de celular e consumo de bebida alcoólica durante a condução do veículo são as principais causas para esses acidentes.

"Se for consumir bebida alcoólica, não se deve conduzir nenhum veículo. E usar celular dirigindo, é algo que pode, em fração de segundos, também gerar um grave acidente, além de ser uma conduta proibida pelo Código de Trânsito", destacou Reginaldo Canuto, Gerente Executivo de Educação de Trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.

Condutor deve pagar pelo prejuízo


Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação. O custo médio de ressarcimento para uma estrutura é R$ 2.500 mil.

O que fazer em caso de colisão

Segundo a Equatorial, em caso de acidente não se deve se aproximar dos fios e cabos partidos, assim como não se deve tocar em nada que está em contato com a rede elétrica.

Se a vítima estiver dentro do veículo e um cabo cair e permanecer no automóvel, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica. É necessário entrar em contato com a empresa por meio do 0800 086 0800 para informar sobre o acidente.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook