Piauí registra três mortes por dengue, zika e chikungunya, afirma Sesapi

24/11/2016 08h30


Fonte G1 PI

Imagem: AP Photo/Andre Penner, FileMosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório de São Paulo.(Imagem:AP Photo/Andre Penner, File)Mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika, em laboratório de São Paulo.

De janeiro a 23 de novembro foram registrados no Piauí três mortes por zika, dengue e chikungunya, uma para cada doença. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), os números de casos suspeitos são 223, 2.094 e 5.144 de zika, chikungunya e dengue, respectivamente.

O boletim mostrou também que no Piauí foram registrados 193 casos suspeitos de microcefalia associados a processo infeccioso, nos últimos 11 meses. Destes, 97 foram confirmados como processo infeccioso, sendo que dois relacionados ao zika vírus e seis descartados. Os municípios com os maiores números de casos notificados são: Teresina (67), Parnaíba (12) Barras (06), Altos (04), José de Freitas (05) e Piripiri (04).

A Sesapi alerta quer a população deve manter as medidas de prevenção, como verificar se a caixa d’água está bem fechada, não descartar lixo em terrenos baldios e manter a lata de lixo sempre bem fechada, não acumular água em vasilhames, colocar areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras iniciativas que auxiliam no controle da doença.

Tópicos: casos, piauí, zika