Piauí registra primeira coinfecção de Covid e Influenza; paciente é idosa de 84 anos

27/01/2022 13h20


Fonte G1 PI

Imagem: Tiago Mendes/ TV ClubeA idosa ficou em observação no Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba, por possuir comorbidades, apesar dos sintomas leves.(Imagem:Tiago Mendes/ TV Clube)A idosa ficou em observação no Hospital Dirceu Arvoverde (Heda), em Parnaíba, por possuir comorbidades, apesar dos sintomas leves.

Uma idosa de 84 anos, de Parnaíba, no litoral do Piauí foi confirmada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-PI) como primeiro caso de infecção simultânea pelos vírus da Influenza e Coronavírus (também conhecido como flurona) do estado. Ela apresentou sintomas gripais leves, mas por possuir comorbidades foi internada e já recebeu alta.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) disse que a idosa teve febre, dor de cabeça e no corpo e ficou internada em leito clínico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) em Parnaíba.

“Ela possui comorbidades e o resultado confirmatório do teste RT-PCR saiu nesta quinta-feira (27). O Lacen informou que o vírus influenza detectado na paciente é o H3N2”,
explicou em nota.

A chamada flurona é a dupla contaminação que ocorre quando dois testes - para gripe e covid-19 - dão positivo. O termo foi criado a partir da palavra "flu" (gripe, em inglês) e "rona" (de coronavírus).

Como os sintomas da covid e da gripe influenza são semelhantes, só mesmo um exame de laboratório específico pode confirmar a coinfecção pelos dois vírus.

“Por causa da semelhança dos sintomas, as duas infecções podem ser inicialmente confundidas. A única forma de identificar a flurona é fazendo os testes para Covid-19 e influenza”, afirma Herlon Guimarães, superintendente de Atenção à Saúde.

Ele destaca que a imunização contra a Influenza e a Covid-19, são eficazes para a doença e suas formas mais graves.

Além disso, é preciso seguir as demais medidas de proteção contra o vírus, como uso de máscara de proteção, higienização constante das mãos, distanciamento e, se preciso, isolamento social.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: gripe, influenza, covid