Piauí registra maior índice de inscritos de presentes no Enem, diz MEC

07/11/2016 07h58


Fonte G1 PI

Imagem: Wenner Tito/G1ENEM 2016- DOMINGO (6) - TERESINA (PI) - Portões são abertos para o 2º dia de provas no Piauí.(Imagem:Wenner Tito/G1)ENEM 2016- DOMINGO (6) - TERESINA (PI) - Portões são abertos para o 2º dia de provas no Piauí.

O Piauí foi o estado da federação que mais registrou candidatos presentes na edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC), que contabilizou que 77,3% dos inscritos participaram da prova, totalizando 185.901 presentes, dos 198.234. A abstenção em todo o país girou em torno de 30%.

Levando em consideração a série histórica, esta foi a segunda edição com maior número de ausências. A segunda edição que mais registrou ausência foi em 2014, quando 2.520.642 não fizeram a prova. Também foi a segunda edição com o maior número de presenças. O recorde foi em 2014, ano em que 6.201.304 estudantes realizaram o Enem.

Nos dias 3 e 4 de dezembro a prova deverá ser aplicada para os inscritos que ficaram em locais de aplicação onde foram ocupados por estudantes. O exame teve que ser adiado para 1.912 candidatos no estado.

Os locais onde as provas foram adiadas são: Os locais são: o campus Professora Cinobelina Elvas da Universidade de Federal do Piauí (UFPI), na cidade de Bom Jesus, e o campus Sul do Instituto Federal de Educação (IFPI), em Teresina.

O MEC informou ainda que o gabarito oficial deve ser divulgado na quarta-feira (9), no site Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final do Enem deve ser divulgado no dia 19 de janeiro de 2017.

Candidatos eliminados
A absteção, ainda de acordo com o Inep, foi de 30%. Já 768 candidatos foram eliminados por irregularidades. Em todo o país, entre os candidatos eliminados, 641 foram por “descumprimento de regras gerais”.

Entre os motivos estão descumprimento da regra que exige uso de caneta transparente ou atraso. O uso de detector de metais eliminou 120 candidatos. Sete inscritos foram eliminados por se recusar a fazer o teste de biometria.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: candidatos, enem, eliminados