Piauí registra 19 mortes e 1.857 acidentes de trabalho em 2021; MPT aponta subnotificação de casos

29/04/2022 11h10


Fonte G1 PI

Imagem: DivulgaçãoPiauí registra 19 mortes e 1.857 acidentes de trabalho em 2021; MPT aponta subnotificação de casos.(Imagem:Divulgação)Piauí registra 19 mortes e 1.857 acidentes de trabalho em 2021; MPT aponta subnotificação de casos.

O Piauí registrou 19 mortes e 1.857 acidentes de trabalho somente em 2021, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho nesta quinta-feira (28), Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Das 1.857 ocorrências, 1.200 aconteceram somente em Teresina.

O estado registrou um aumento de 30% no número de acidentes de trabalho. Em 2020, ano em que muitos trabalhadores estavam parados ou trabalhando em casa, 1.430 ocorrências foram registradas.

Em relação às concessões de benefícios previdenciários, em 2021, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) arcou com o pagamento de 29 aposentadorias por invalidez acidentária e outros 47 benefícios previdenciários do tipo auxílio-acidente por acidente do trabalho no Piauí.

Contudo, esses números não refletem a realidade devido à subnotificação de casos no estado. Segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT-PI), dos 224 municípios piauienses, 165 deles não informaram nenhum dado ao órgão.

“Os acidentes e adoecimentos não estão sendo notificados. Infelizmente, nós ainda temos números muitos elevados, embora exista uma fiscalização intensa, normas que seriam eficientes, o acidente de trabalho ainda é tratado como uma situação do acaso, mas na realidade ele é uma obra do descaso”,
afirmou a procuradora do trabalho Maria Elena Rêgo.

Para Robert Beleense, especialista em Segurança do Trabalho, é dever também do empregado evitar acidentes, respeitando as normas vigentes.

“É o nosso comportamento dirá se esses acidentes irão ocorrer ou não. Um comportamento seguro, isso é personalíssimo de cada um. Instrumentos e procedimentos administrativos legais estão para fazer isso, basta agora que os funcionários absorvam e cumpram com os procedimentos de segurança, sejam eles internos ou determinados através de normas reguladoras”, comentou.

Tópicos: trabalho, acidentes, normas