Piauí registra 16 casos de feminicídio e cresce em 45% denúncias no Salve Maria

11/09/2020 17h51


Fonte cidade verde

Imagem: DivulgaçãoPiauí registra 16 casos de feminicídio e cresce em 45% denúncias no Salve Maria(Imagem:Divulgação)
 Mais mulheres vítimas de violência doméstica acionaram o aplicativo Salve Maria no primeiro semestre de 2020, quando comparado ao primeiro semestre de 2019, aponta o 4º Boletim de Ocorrências de Violência Contra a Mulher, divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública. O Piauí já registra, somente no ano de 2020, 16 vítimas de femicídio, sendo que 13 ocorreram no primeiro semestre do ano.

Considerando que o país vive o isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus, os dados apresentam uma comparação entre os meses de março a julho dos anos de 2019 e 2020, quanto ao uso do aplicativo Salve Maria.


A delegada Bruna Verena, coordenadora do Departamento Estadual de Proteção a Mulher, fala sobre o aumento virtual de denúncias pelo aplicativo já que, por outro lado, o levantamento semestral comprovou a redução no número de registro presencial de boletins de ocorrência (B.O.) nas Delegacias da Mulher. O Departamento de Proteção à Mulher é responsável por adotar estratégias de combate à violência contra a mulher.

"Tivemos o aumento das denúncias ditas virtuais, que são aquelas feitas através do aplicativo Salve Maria. A gente orienta a população e as mulheres vítimas de violência para que continuem denunciando, seja virtualmente através do Salve Maria seja presencialmente nas Delegacias de Polícia, no B.O. Eletrônico da Polícia Civil", diz.

Bruna Verena ressalta que a denunciante pode entrar no site da Polícia Civil do Piauí para registrar um boletim de ocorrência eletrônico.