Piauí registra 14 mortes e mais de 15 mil casos de dengue; especialista explica aumento

20/12/2022 10h18


Fonte G1 PI

Imagem: FreepikO mosquito africano Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito.(Imagem:Freepik)O mosquito africano Aedes aegypti é o transmissor da dengue, ou melhor, a fêmea do mosquito.

O Piauí registrou 14 mortes pela dengue, segundo a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e Teresina, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), contabiliza 11 óbitos pela doença. Conforme Igor Queiroz, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o Índice de Infestação Predial (IIP) também está com altas taxas.

Esse índice mede o risco de adoecimento da população pelas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypt e é produzido através da análise das larvas de mosquitos coletadas nos imóveis, pelos agentes de endemias.

"O alto nível de infestação predial faz com que os casos aumentem e consequentemente os casos mais graves também podem ocorrer, onde vão surgir sinais de alerta e os pacientes vão apresentar casos mais graves, até de internação. Devido esses muitos números de casos algum podem procurar atendimento e não serem atendidos adequadamente, isso faz com que a chance de mortes aumentem", explica o infectologista Igor.

Além disso, o médico explica que o vetor transmissor da doença, o Aedes aegypti, é um inseto que está distribuído por todo o território nacional.

O Brasil registrou 978 mortes por dengue em 2022. O total acumulado neste ano até 5 de dezembro já supera o verificado em cada um dos últimos seis anos. O número é um alerta para uma nova epidemia da doença, que vem atingindo todas as regiões e deve se manter nos primeiros meses de 2023.

"Primeiramente evitar os criadouros, ter cuidados com as suas casas, terrenos baldios onde há lixo entulhado, garrafas, plásticos e pneus devem ser bem acondicionado em sacos plásticos e coletado pelo sistema de limpeza urbana. Outra coisa também a se fazer seria a utilização de repelentes", afirma o profissional.

No cruzamento da rua Zuca Lopes com a rua Antônio Monteiro, no bairro Parque Alvorada, na Zona Norte de Teresina os moradores da região convivem com uma obra inacabada que acumula água parada, principal criador do mosquito transmissor da dengue.

Essa é a realidade de alguns piauienses que vivem o aumento de casos da doença, segundo boletins epidemiológicos, em 670,4% comparado ao mesmo período de 2021.

"Aqui não tem uma pessoa no bairro para dizer que não pegou Dengue ou Chikungunya, tem moradores que já foram embora e colocaram a casa para alugar, porque não aguentamos mais, vivemos sempre adoecendo", denuncia a funcionária pública Creuzelita Ferreira que pegou Chicungunya no mesmo período em que seu filho.

Em nota, a Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas Centro (Saad centro) Informou que vai fazer a instalação de uma bomba para drenagem na área denunciada pelos moradores, o que, segundo eles, dará o fim do acúmulo de água nessas vias.

O órgão afirmou também que já arrendou uma casa próximo à área para guardar os equipamentos que serão utilizados para drenagem nessas ruas.

O que está por trás da epidemia de 2022

Períodos chuvosos, principalmente no verão, aliados à diminuição da percepção de risco para a dengue, são apontados como os principais motivos que levaram à alta nos casos e mortes nesse ano.

Com a chuva, aumentam os riscos de água parada. É o cenário perfeito para que o Aedes aegypti se reproduza.

O infectologista Alexandre Naime Barbosa também cita a falta de políticas públicas para orientar e incentivar à população a combater a dengue.

"Para você controlar a dengue, você precisa controlar o vetor. Para controlar o vetor, você precisa da colaboração da população e de ações públicas. As ações nos municípios foram bastante diminuídas por conta da pandemia, como os fumacê e as visitas dos agentes de saúde e de endemias", diz Barbosa.

O que é essencial saber sobre a dengue:
  • O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado e possui quatro sorotipos diferentes - todos podem causar as diferentes formas da doença;
  • Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte;
  • Os principais sintomas são: febre alta (acima de 38°C), dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas;
  • A dengue hemorrágica,forma mais grave da doença, é mais comum quando a pessoa contrai o vírus pela segunda vez;
  • Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento;
  • Como evitar a dengue? O mais importante é não deixar água parada e acumulando por aí: o mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d”água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta;
  • E a vacina? Por enquanto, há somente um imunizante disponível no Brasil, mas apenas no mercado privado e com restrições de uso. Ele só pode ser aplicado em quem já teve contato com o vírus da dengue, justamente para evitar uma nova infecção e a dengue hemorrágica.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui

Tópicos: casos, mortes, aedes aegypti