Piauí receberá 27 profissionais do programa Mais Médicos Especialistas

27/08/2025 10h46


Fonte Governo do Piauí

A previsão é que os médicos se apresentem nas unidades entre os dias 11 e 18 de setembro.
O Piauí receberá 27 médicos especialistas por meio do Programa Mais Médicos Especialistas (PMME), uma ação vinculada ao projeto Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A iniciativa busca ampliar o acesso a consultas e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o diagnóstico precoce, o fortalecimento das redes de atenção especializada à saúde e reduzindo o tempo de espera da população.

Do total dos 27 profissionais, 18 atuarão em 10 hospitais da rede estadual da Secretaria da Saúde (Sesapi), enquanto os outros nove serão distribuídos em unidades municipais, como policlínicas, hospitais públicos e filantrópicos.

Os profissionais foram selecionados em edital público lançado pelo Ministério da Saúde, que recebeu inscrições até o dia 10 de agosto. Após o resultado preliminar, os municípios e os serviços de saúde irão receber os profissionais. A previsão é que os médicos se apresentem nas unidades entre os dias 11 e 18 de setembro.
Imagem: Marcelo Camargo/Agência BrasilPrograma Mais Médicos(Imagem:Marcelo Camargo/Agência Brasil)Programa Mais Médicos

De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Médicos Especialistas é um dos 10 eixos do programa Agora Tem Especialistas, que contempla áreas prioritárias como oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ortopedia e oncologia. A proposta é ampliar a realização de consultas e cirurgias eletivas nessas especialidades.

Para o coordenador de Apoio e Acompanhamento aos Municípios na Sesapi, João Victor, a chegada desses profissionais representa um avanço para a saúde pública do estado. “Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera da população que aguarda por consultas e procedimentos especializados no SUS. Com o reforço dos novos médicos, os hospitais e unidades de saúde terão mais condições de atender com qualidade e agilidade, garantindo um acesso mais justo e eficiente para quem mais precisa”, destacou o gestor.

No Piauí, os médicos irão reforçar o atendimento nos seguintes hospitais estaduais:

• Hospital Regional Senador Cândido Ferraz – São Raimundo Nonato
• Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcante – Corrente
• Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde – Uruçuí
• Hospital Regional Tibério Nunes e Policlinica de Floriano Teresa Chaib – Floriano
• Hospital Regional Eustáquio Portela – Valença do Piauí
• Hospital Regional de Campo Maior – Campo Maior
• Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, Santa Casa de Misericordia e Maternidade Dr. Marques Basto e Hospital Infantil Dr. Mirocles Veras – Parnaíba
• Hospital Regional Chagas Rodrigues e Centro de Saúde da Mulher – Piripiri
• Hospital Getúlio Vargas e Hospital Universitário (HU) – Teresina
• Hospital Regional Justino Luz e Centro Integrado de Saúde de Picos – Picos
• Hospital Regional Eustaquio Portela – Valença do Piauí