Piauí recebe vacinas para 3º dose em lotes com mais de 200 mil imunizantes

20/09/2021 09h41


Fonte cidade verde


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarO Piauí recebeu no final de semana, lotes com mais de 204.220 mil doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram enviadas, pelo P(Imagem:Reprodução)

 O Piauí recebeu no final de semana, lotes com mais de 204.220 mil doses de vacinas contra a Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram enviadas, pelo Plano Nacional de Imunização, 103.600 doses de CoronaVac/Butantan e 100.620 doses da Pfizer-BioNTech, para início da dose de reforço nos idosos e imunossuprimidos (pessoas com baixa imunização).

Segundo a Sesapi, os imunizantes do Butantan chegaram na tarde de sábado (18) e os Pfizer-BioNTech na tarde desse domingo (19).

“Nossos esforços são para ampliar ao máximo o alcance da população à vacinação, mas é preciso a colaboração de todos nesse esforço. Por isso pedimos a todos que não deixem de se vacinar, para sairmos dessa pandemia”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

As vacinas da Pfizer-BioNTech serão destinadas para a dose de reforço dos idosos acima de 70 anos, que deverá ser administrada seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independente do imunizante aplicado e da população com alto grau de imunossupressão, na qual a aplicação do reforço deve acontecer em 28 dias após a última dose do esquema básico.

Já as da CoronaVac/Butantan são para primeira e segunda dose da população em geral.

“A vacina a ser utilizada para a dose adicional deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Pfizer/Wyeth) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), segundo a nota técnica enviada pelo Ministério da Saúde. Os critérios para classificação como população com alto grau de imunossupressão também estão definidos no documento”, pontua o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães.

Ainda de acordo com a Sesapi, está previsto também a chegada de 39.500 doses de FioCruz/AstraZeneca, na tarde desta segunda-feira (20).

“As vacinas que chegaram neste final de semana serão enviadas a partir de hoje, para as regionais de saúde, onde os municípios farão a retirada. Pedimos que os gestores organizem seus calendários para continuar com a vacinação da população em geral e à aplicação da dose de reforço”, lembra o gestor.


Tópicos: dose, butantan, pfizer