Piauí recebe primeiras doses de vacina contra mpox; veja quem pode receber o imunizante

14/03/2023 14h29


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarPiauí recebe primeiras doses de vacina contra mpox(Imagem:Reprodução)Piauí recebe primeiras doses de vacina contra mpox

O Piauí recebeu, na manhã desta terça-feira (14), as primeiras doses da vacina contra a mpox, doença que, anteriormente, era chamada de varíola dos macacos. Segundo a Coordenação de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o estado recebeu 127 doses do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Piauí registrou 39 casos confirmados de mpox. Das vítimas, 37 são homens e dois são mulheres. A faixa etária mais atingida pela doença é de 30 a 39 anos, com confirmação de 18 casos, seguida pelas idades entre 20 e 29 anos, com 13 casos confirmados. Além disso, foram notificados 272 casos, sendo 199 descartados.

O esquema de vacinação contra a mpox tem indicação de duas doses para cada pessoa, com intervalo de 28 dias entre cada dose e para pessoas acima de 18 anos.

Público

Nesta primeira etapa, os imunizantes serão destinados para pessoas com HIV/Aids com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células, nos últimos seis meses, e para profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3, de 18 a 39 anos.

Já para receber as vacinas pós-exposição ao vírus, é necessário que a pessoa tenha tido um contato de médio ou alto risco de exposição com um suspeito, provável ou confirmado para mpox, ter entre 18 e 49 anos e comparecer ao serviço para vacinação até quatro dias após a exposição.

Aplicação das doses

Os imunizantes estarão disponíveis:
  • Teresina - Sala de Vacinação Especial do Hospital Infantil Lucídio Portella para pacientes acompanhados pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella e pelo Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo
  • Parnaíba, Piripiri, Oeiras, Floriano e Picos – para pessoas atendidas pelo Serviço de Atendimento Especializado em Saúde
“No Piauí, os centros especializados entrarão em contato com essas pessoas para que eles possam comparecer para receber suas vacinas. A Sesapi já está com o levantamento desses indivíduos que possuem as condições estabelecidas pelo PNI para receber a vacina. Lembrando que são duas doses e é necessário o retorno para a segunda aplicação, para que a proteção contra a Mpox seja garantida”, disse a coordenadora de IST’s da Sesapi, Karina Amorim.

Confira as últimas notícias sobre Piauí: florianonews.com/piaui
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: piau?, vacina??o, mpox