Piauí recebe mais 36,6 mil doses da Coronavac e vai vacinar idosos com mais de 90 anos contra a Covi

07/02/2021 18h07


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEm Recife, Pernambuco, a imunização para idosos com 85 anos começou no dia 26 de janeiro. No dia 27 de janeiro, Fortaleza, no Ceará, começou a vacinar idosos com mais de 75 anos de(Imagem:Reprodução)
 Municípios do Piauí poderão iniciar a vacinação de idosos com mais de 90 anos a partir desta segunda-feira (8), de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Neste domingo (7), o estado recebeu mais 36.600 doses do imunizante da Sinovac/Butantan.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, informou que começará a distribuição das novas doses nesta segunda-feira (8) para as regionais de saúde, que farão a entrega aos 224 municípios. A aeronave com as novas doses chegou ao aeroporto de Teresina por volta das 16h30.

Com as novas doses, segundo a Secretaria, será possível atingir 73% dos trabalhadores da saúde e vacinar 12.132 idosos com mais de 90 anos em todo o estado. O Piauí ainda não havia iniciado a vacinação de idosos, segundo as autoridades, porque é grande o número de profissionais de saúde.

De acordo com a Sesapi, até o momento, mais de 40 mil trabalhadores da área da saúde foram contemplados, com a primeira dose das vacinas Sinovac/Butantan e Oxford/AstraZeneca. Até o momento, os grupos vacinados no Piauí incluem profissionais da saúde, idosos em abrigos e pessoas com deficiência em abrigos.

Em Recife, Pernambuco, a imunização para idosos com 85 anos começou no dia 26 de janeiro. No dia 27 de janeiro, Fortaleza, no Ceará, começou a vacinar idosos com mais de 75 anos de idade. Em Manaus, Amazonas, que vive uma situação de colapso na saúde devido à pandemia do coronavírus, iniciou a imunização dos idosos com 80 anos no dia 29 de janeiro.

O Ministério da Saúde, em nota técnica, comunicou a continuidade da vacinação dos trabalhadores de saúde e optou por ampliar a população utilizando os critérios de riscos de agravamento, óbito pela Covid-19 e de vulnerabilidade social.


Tópicos: sesapi, idosos, novas doses