Piauí recebe mais 21 respiradores mecânicos retidos em São Paulo após decisão judicial

04/06/2020 14h45


Fonte G1 PI

Na noite dessa quarta-feira (3), o Piauí recebeu 21 respiradores que serão utilizados para atender pacientes com a Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os equipamentos foram retidos pelo Ministério da Saúde. Agora, eles serão instalados em hospitais estaduais de referência no combate à pandemia.

Os 21 novos equipamentos foram comprados pelo Governo do Piauí, mas haviam sido requisitados pelo Ministério da Saúde. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PI) buscou a Justiça Federal para garantir a liberação dos equipamentos necessários para ampliação da rede de alta complexidade.

No dia 27 de maio, chegaram os primeiros 20 equipamentos do lote com 81 respiradores, comprados por duas empresas. Os aparelhos foram requisitados pelo Ministério da Saúde, para distribuí-los a outros estados. Por meio de mandado, os equipamentos foram localizados, e o governo enviou avião para buscá-los.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, esta semana, será realizada uma nova busca e apreensão de mais de 20 respiradores. Assim, o sistema de saúde do Piauí será fortalecido para receber mais pacientes com a Covid-19, caso seja necessário.

Veja mais notícias sobre Piauí, clique em florianonews.com/piaui