Piauí recebe 25% mais turistas em 2023 em relação ao ano passado, diz SEMDEC

10/06/2023 11h56


Fonte ClubeNews

Imagem: Rovena Rosa/Agência BrasilAeroporto de Guarulhos.(Imagem:Rovena Rosa/Agência Brasil)Aeroporto de Guarulhos.

O fluxo de turistas embarcados pelo Aeroporto de Teresina cresceu 25,2% nos três primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período de 2022. Este é o resultado da pesquisa da Coordenação de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), além dos festivais, campeonatos, praias e demais atividades culturais que atraem públicos de diversas partes do país.

Essa constatação veio em função do movimento de passageiros no aeroporto, informado pela empresa CCR Aeroportos. “Buscamos apoiar eventos que sejam captadores de fluxo, para elevar a injeção de moeda nova na economia e gerar entretenimento para a população local. Dessa forma, estamos estimulando que etapas de campeonatos nacionais se realizem em Teresina, e isso já se reflete no crescimento anunciado pelos números”, disse o secretário da SEMDEC, Iran Felinto.

Segundo dados da CCR, entre janeiro e março de 2023, foram embarcados 131.587 passageiros, dos quais 59.609 eram turistas. Em 2022, foram 114.699 passageiros embarcados e 47.599 turistas.

LEVANTAMENTO
Imagem: PMTPesquisa realizada com passageiros no Aeroporto de Teresina.(Imagem:PMT)Pesquisa realizada com passageiros no Aeroporto de Teresina.

As pesquisas são realizadas pelo menos duas vezes no ano e consistem na abordagem de passageiros no portão de embarque do Aeroporto de Teresina, para identificar os turistas que retornam e extrair informações acerca do perfil socioeconômico e impressões sobre a cidade de Teresina.

“Nós sabemos, pelas pesquisas aplicadas, que 45,3% dos passageiros embarcados pelo Aeroporto de Teresina são turistas. Os demais são residentes em Teresina, que estão viajando, ou pessoas que chegam do interior para embarcar”,
esclareceu o coordenador de Turismo da SEMDEC, Eneas Barros.

Além das atrações, outra motivação para o crescimento do fluxo está relacionada ao uso do agente de viagens. Segundo a SEMDEC, em 2013, apenas 0,3% dos turistas informaram que utilizaram os serviços de uma agência de viagens, enquanto em 2022 esse índice cresceu para 12,7% e já chegou a 28,4% em 2019 – uma queda provocada pela retração do fluxo, por conta da pandemia.