Piauí pode aumentar em R$ 90 milhões as receitas do Fundeb

14/02/2015 07h28


Fonte Governo do Piauí

Em reunião com o governador Wellington Dias e a deputada federal Rejane Dias, o ministro da Educação, Cid Gomes, declarou ser favorável ao recurso impetrado pelo Governo do Estado para incluir cerca de 30 mil alunos não registrados no senso escolar de 2014. O número de alunos é a base para o cálculo de repasse do Fundeb e, com o acréscimo, o Estado pode elevar em R$90 milhões suas receitas originadas desta fonte ainda para 2015.

O Piauí tem cerca de 231 mil alunos matriculados atualmente. Porém, no senso escola aparecem apenas 201 mil alunos registrados. “O ministro demonstrou compreensão ao nosso pleito e que aguarda a entrada do recurso para que sua equipe possa avaliar com mais celeridade. Nossa intenção é evitar prejuízos ao Piauí”, comentou Wellington Dias.

Imagem: Eunice PinheiroWellington Dias, Cid Gomes e Rejane Dias.(Imagem:Eunice Pinheiro)

Para a deputada Rejane Dias, o valor poderá reduzir os gastos do Estado com o pagamento do pessoal da Educação, abrindo espaço para mais investimentos. “Hoje nós gastamos todo o valor do Fundeb para pagar pessoal e o Estado ainda tem que completar esta despesa. O certo é que pelo menos 40% desse valor fosse para investimentos nas escolas e sistema de ensino”, disse.

O governador também solicitou ao ministro apoio para ampliação do sistema de ensino técnico, regular e superior na modalidade da Universidade Aberta. “Temos um plano para 60 polos. O Piauí já possui 46. Pedimos a implantação de mais 17. Nossa meta é que todos os municípios tenham acesso a todo o ciclo da educação, da creche ao ensino superior”, finalizou Wellington.